Formação

Os melhores profissionais marcam presença na maior competição de demonstração de competências de Portugal

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 05-02-2020

Entre 9 a 14 de fevereiro, cerca de 400 jovens de todo o país vão disputar entre si um lugar no pódio, mostrando as suas competências em provas que simulam situações reais de trabalho num total de 44 profissões.

PUBLICIDADE

O Serviço de Formação Profissional do Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal é o palco desta competição.

O IEFP é a entidade responsável pela organização destas provas. É assim desde há 70 anos. Este ano conta com a estreita colaboração da Câmara Municipal de Setúbal. 

PUBLICIDADE

O campeonato visa promover o talento e as competências dos jovens, chamar a atenção para a importância da formação profissional e divulgar a qualidade da formação em Portugal.

Na sua 44ª edição, esta competição é aberta ao público, com entrada livre: 10 de fevereiro das 13h às 18h00, 11 e 12 fevereiro entre as 09h00 e as 18h00 e 13 de fevereiro das 09h00 às 13h. Para além das provas o público pode ainda assistir às atividades paralelas de animação.

PUBLICIDADE

publicidade

Os jovens que alcançarem a medalha de ouro irão depois representar Portugal na 7.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões, que decorrerá em setembro de 2020 em Graz (Áustria) e na 46.ª edição do Campeonato Mundial das Profissões, que terá lugar em Xangai (China) em setembro de 2021.

Paralelamente ao Campeonato, vão ser desenvolvidos Seminários cujas temáticas irão abordar questões relevantes no domínio da formação, como a orientação profissional, a igualdade de género na escolha das profissões, bem como a evolução das profissões e as exigências do mercado de trabalho.

A Região Centro estará representada, nesta competição, com 31 concorrentes provenientes de vários Centros de Emprego e Formação Profissional, Escolas Profissionais e Agrupamentos de Escolas.

Quinze jovens oriundos dos Centros de Emprego e Formação Profissional de Águeda, Coimbra, Guarda e Viseu vão concorrer, a partir do dia 9 de fevereiro, nas profissões de: Esteticismo, Pastelaria, Animação 2D /3D, Desenho Gráfico, Web Technologies, Fresagem CNC, Cabeleireiro, Refrigeração e Ar Condicionado, Soldadura, Cozinha e Tecnologia Automóvel, naquele que é o maior evento nacional de demonstração de competências.

Mais informações sobre esta competição e sobre a história dos Campeonatos em https://worldskillsportugal.iefp.pt/

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE