Vamos

Os erros que os condutores cometem quando guiam à chuva

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 5 meses atrás em 17-11-2023

Se conduz sabe que há sempre uma boa hipótese de estar a chover quando sai, especialmente durante os meses de outono e inverno. Quanto mais forte for a chuva, mais perigosa pode ser a condução.

PUBLICIDADE

De acordo com a Men’s Health, há cinco coisas que deve tentar evitar quando conduz em condições de chuva.

1.Não conduza muito perto da berma da estrada: Tem menos aderência e controlo do seu veículo e pode mesmo atingir detritos na berma da estrada que lhe escaparam devido à água parada criada pela chuva.

PUBLICIDADE

publicidade

2.Poças: Pode facilmente perder a capacidade de acelerar ou de guiar através da poça de água. O mais provável é criar uma confusão e ter mais água a perturbar o motor.

3.Descidas: Existe o risco de aquaplanagem neste cenário específico. “A aquaplanagem é algo que pode ocorrer se um carro passar por uma estrada coberta de água a uma velocidade suficiente para que as quatro rodas sejam levantadas da estrada por uma almofada de água e se perca toda a tração”, revela.

PUBLICIDADE

Se o tempo estiver a criar água suficiente numa estrada inclinada para causar potencialmente a aquaplanagem, a forma de evitar esta situação é simplesmente manter a velocidade do carro baixa.

4. Luzes de nevoeiro traseiras: Não só pode encandear os condutores que circulam atrás, como também estas luzes podem ocultar as luzes de travagem, o que pode levar a um acidente por trás.

5. Não passe por poças de água a alta velocidade se houver peões por perto: É melhor contornar a poça, se possível, ou abrandar para não criar um grande salpico da poça que atravessou. 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE