Coimbra

Os 90 anos de uma casa que luta por um futuro sustentável

António Alves | 21 minutos atrás em 08-05-2025

A Casa dos Pobres de Coimbra festejou quinta-feira, 8 de maio, os 90 anos de existência. Uma data que serviu para homenagear três amigos da instituição e frisar a importância da concretização do projeto de ampliação das atuais instalações em S. Martinho do Bispo.

Na cerimónia, que contou com a presença do presidente da câmara José Manuel Silva, a presidente da direção Maria Luísa Carvalho homenageou todos os dirigentes que ao longo destes 90 anos têm levado a que a Casa dos Pobres de Coimbra cumpra a sua missão de “acolher os idosos mais desfavorecidos da nossa cidade e de todo o distrito”.

Em entrevista ao NDC, a dirigente fez questão de lembrar que, apesar de ter de se honrar o trabalho anterior e que permitiu mudar do Pátio da Inquisição para a Praça do Comércio e posteriormente para as novas instalações em S. Martinho do Bispo, a instituição tem agora em mãos o desafio de acabar de construir o edifício de ampliação.

PUBLICIDADE

Ver imagens da cerimónia comemorativa dos 90 anos

As obras arrancaram há poucos meses, apesar do projeto já ter mais de quatro anos, e a instituição ainda não tem garantido financiamento para a sua conclusão. No arranque, havia um pé de meia de cerca de um milhão de euros em conta bancária, mas a esperança era que fosse possível obter financiamento comunitário.

Se a candidatura ao Centro 2020 não obteve aprovação, o mesmo não aconteceu com o Plano de Recuperação e Resiliência. “Foi aprovada com mérito, mas sem financiamento”, disse Maria Luísa Carvalho, que espera ainda na parte final do plano obter verba resultante da redistribuição de verbas.

Veja o Direto NDC com a presidente da Direção

Nos 90 anos da Casa dos Pobres de Coimbra, foram ainda homenageados o Banco Alimentar contra a Fome, o vice-reitor João Nuno Calvão da Silva e o antigo empresário Manuel Marques Teixeira.

Veja o Direto NDC com a cerimónia

Veja o Direto NDC com o momento musical integrado nas comemorações

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE