Cidade

Orquestra Metropolitana de Lisboa e Carlos Fiolhais no TAGV. Grátis!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 30-04-2018

A Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direção do maestro Reinaldo Guerreiro, vai subir ao palco do auditório do Teatro Académico de Gil Vicente na quinta feira, às 15:00.

PUBLICIDADE

O concerto, integrado no Ciclo Música e Ciência, tem a duração de 35 minutos, e vai contar ainda com 30 minutos de conferência (“O Tempo e os Tempos da Sagração”) orientada pelo professor e investigador da Universidade de Coimbra, Carlos Folhais, com as Percussões da Metropolitana.

PUBLICIDADE

Nesse registo, entra em cena a partitura musical que Igor Stravinsky escreveu para o bailado “A Sagração da Primavera”.  Assumindo uma postura despojada e confiante, o que foi compositor, pianista e maestro russo projetou-se muito além do entretenimento ou da afetação sentimental. A sua obra compara-se às mais importantes descobertas científicas do século XX, ao juntar à repetição obstinada de acordes maciços e da imprevisibilidade rítmica, uma intensidade física e emocional sem precedentes.

A orquestra de percussão, cuja transcrição está a cargo de Miguel Sobral Curado, vai contar com os músicos Andreu Rico, Eduardo Machado, Fernando Llopis, Gonçalo Martins, Gonçalo Reis, João Calado, João Brito, Madalena Rato, Marcelo Ricardo, Marco Fernandes, Paulo Amendoeira, Ricardo Mendes e Rodrigo Azevedo.

PUBLICIDADE

publicidade

As Percussões da Metropolitana juntam alunos da Escola Profissional Metropolitana, do Conservatório de Música da Metropolitana e da Academia Nacional Superior de Orquestra, numa formação que tem procurado como desafio a apresentação de reportórios bem diversificados, que passam do erudito à pop e às músicas do mundo. 

A divulgação musical é um dos objetivos da Orquestra de , pelo que faz muitas apresentações para público escolar, mas realiza também concertos de maior fôlego em salas como o CCB ou o Cinema São Jorge, com solistas convidados como Anders Åstrand, Pedro Carneiro, entre muitos outros. Tem-se apresentado igualmente em alguns dos principais festivais de rua de Lisboa.

Em 2011 e 2014 o grupo foi galardoado com o 1.º Prémio na categoria de Música de Câmara, nível médio, do Prémio Jovens Músicos, da RDP – Antena 2 e, em fevereiro de 2015, foi distinguido internacionalmente como Grand Prix Winner no «21st Century Art competition for young performance», que se realizou no Funchal.

Este jovem grupo evidencia como a ponte entre a formação pedagógica e a prática artística musical tem dado frutos neste projeto inovador da Metropolitana. Uma descoberta constante dos sons e dos ritmos, dirigida pelo professor Marco Fernandes.

A entrada para o concerto – a partir dos 6 anos – é gratuita. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE