Vamos

Orquestra do Centro realiza Concerto de Carnaval

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 27-02-2017

Semanalmente são descobertas 5 novas doenças raras, existindo cerca de 5.000 já descritas. Estas patologias são geralmente crónicas, dolorosas, mortais, diminuem a autonomia dos doentes e afetam profundamente as suas famílias, não existindo cura efetiva disponível”.

PUBLICIDADE

Em 2017, o dia 28 de Fevereiro é simultaneamente Dia de Carnaval e Dia Internacional das Doenças Raras, por isso a Orquestra Clássica do Centro e o Laboratório de Bioquímica Genética da Faculdade de Medicina entendem que é uma boa data para se unirem em torno de boa causa.

28 Fev

PUBLICIDADE

Assistir a este bom espectáculo no dia 28 de fevereiro, pelas 17:30, não custa quase nada e pode crer que vale a pena ajudar. Tem Bilhetes a 10 euros para o público em geral, 5 euros para crianças  dos 3 aos 15 anos e a 7 euros por pessoa para grupos com mais de 5 pessoas.

A bilheteira reverte inteiramente para Laboratório de Bioquímica Genética e os bilhetes podem ser adquiridos no Pavilhão Centro de Portugal de segunda a sexta das 14:30 e as 18:30.

PUBLICIDADE

publicidade

orquestra-do-centro

Manuela Grazina, diretora do Laboratório de Bioquímica Genética, para o qual revertem os fundos deste concerto, sublinha que “Nenhuma doença é tão rara que não mereça que se descubra a sua causa e se encontre o tratamento! Abracei uma causa rara e, com a ajuda da minha equipa e colaboradores, trabalhamos para encontrar as origens das citopatias mitocondriais e contribuir para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas para o seu tratamento.

Carina Gomes, Vereadora da Cultura, salienta que “Neste concerto não estamos a “comemorar” o Dia Internacional das Doenças Raras, mas sim a apoiar e chamar a atenção para a existência destas doenças e para a necessidade de apoiar a necessária investigação.

Emília Martins, directora da Orquestra Clássica do Centro, refere que “por ser Dia de Carnaval, convida o público a assistir a um concerto especial com a Orquestra Clássica do Centro vestida a rigor. Além de ser um concerto de música erudita, espera que este seja também um momento de boa disposição, deixando mesmo o convite ao público para vir disfarçado (não sendo naturalmente obrigatório)”.

Meio a sério meio a brincar, Emília Martins disse-nos que convidou Manuela Grazina e Carina Gomes para dirigirem a orquestra durante alguns momentos deste espectáculo.

Serão interpretadas obras de Brahms, Mozart, Haydn ou Bontempo. A direção estará a a cargo do maestro titular da OCC, José Eduardo Gomes, mas…. “estão previstas algumas surpresas, pois em dia de Carnaval “ ninguém leva a mal”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE