Vamos

Orquestra do Centro dá prémio a três jovens para comporem obras sobre refugiados

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 06-04-2022

A Orquestra Clássica do Centro (OCC), sediada em Coimbra, atribuiu o Prémio Francisco Martins 2022, por convite, a três jovens compositores para comporem obras em torno do tema “Os Refugiados”, que serão apresentadas em outubro, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

As obras, bem como o concerto-estreia dos temas apresentados, em outubro, serão dedicados a Aristides de Sousa Mendes, numa edição do Prémio de Composição Francisco Martins sujeita ao tema dos refugiados, anunciou hoje a OCC.

Ao contrário de outros anos, em que o prémio foi atribuído por concurso, a edição deste ano é atribuída por convite aos compositores Ana Seara, Ana Roque e Ruben Dias, referiu a OCC, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

PUBLICIDADE

“Será este um contributo para premiar e divulgar novas criações, será esta uma homenagem a Aristides Sousa Mendes e o que ele representa na problemática dos refugiados, na nossa História ainda recente, vítimas da(s) Guerra(s) ao longo do(s) tempo(s)”, salientou a Orquestra, referindo que este projeto é desenvolvido em colaboração com o Projeto Nunca Esquecer e com os Tribunais da Relação do país, com quem a OCC tem colaborado nos últimos anos.

A OCC promove o Prémio Francisco Martins desde 2016, tendo atribuído nesse ano galardão ao compositor Sérgio Azevedo.

PUBLICIDADE

“Nos últimos anos, o Prémio foi atribuído em concurso, tendo sido premiadas obras de compositores como Luís Carvalho, por um júri constituído por Luís Tinoco, Sérgio Azevedo e Dimitris Andrikopoulos”, informou a OCC.

Os autores que receberam este ano o prémio foram indicados pelos membros júri.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE