Cidade

Orquestra Clássica do Centro volta a actuar em Cabo Verde

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 26-06-2016

 

PUBLICIDADE

A Orquestra Clássica do Centro (OCC), de Coimbra, inicia hoje uma digressão a Cabo Verde, que se prolonga até quarta-feira, para realizar concertos e apresentar um CD, na Cidade da Praia, a capital o País, e Mindelo.

Vasco Martins e Emília Martins no Pavilhão Centro de Portugal na apresentação de Morna - “Viagens no imaginário da Morna”

Vasco Martins e Emília Martins no Pavilhão Centro de Portugal na apresentação de Morna – “Viagens no imaginário da Morna”

A digressão inicia-se com pelas 18:00 de hoje com um concerto comentado ao ar livre, na Praça Camões, no Plateau, a zona histórica da capital cabo-verdiana.

PUBLICIDADE

publicidade

O dia 27, segunda-feira, começa com uma audiência à OCC concedida pela Presidência da República de Cabo Verde, prossegue com uma sessão pedagógica numa escola da cidade, e culmina com um concerto pelas 21:00.

Nesse concerto, a decorrer no auditório do Centro Cultural Português da Praia – Instituto Camões, será apresentado ao público um CD que a OCC gravou em março em Coimbra com composições do cabo-verdiano Vasco Martins inspiradas na Morna –  “Viagens no imaginário da Morna” (Journeys through the imaginary world of Morna).

PUBLICIDADE

A 28, terça-feira, a OCC parte para a cidade do Mindelo, ilha de S. Vicente, onde realiza pelas 18:00, um concerto pedagógico na Escola Jorge Barbosa.

Pela 20:00 desse dia realiza-se um novo concerto de apresentação de “Viagens no imaginário da Morna” no auditório municipal Jotamont.

Nos concertos participa o compositor cabo-verdiano Vasco Martins, interpretando uma das peças de sua autoria para violão e orquestra de cordas.

A Orquestra Clássica do Centro faz deslocar a Cabo Verde um grupo de câmara e a soprano Marina Pacheco.

A digressão integra-se no projeto de internacionalização da OCC, intitulado Pontes, apoiado pela Direção Geral das Artes de Portugal. Dá sequência a um convite do Ministério da Cultura de Cabo Verde e conta com o apoio local do Instituto Camões e das Câmaras Municipais do Mindelo e Coimbra.

O projeto visa apoiar a valorização da morna, para aprofundar a internacionalização da música, o enriquecimento do património bibliográfico musical  e a parceria com o Centro de Estudos da Morna, de Cabo Verde.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE