Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Orquestra Clássica do Centro estreia obra inspirada na Rainha Santa Isabel

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 13-12-2019

A Orquestra Clássica do Centro (OCC) celebra 18 anos de atividade e comemora a efeméride com a estreia de uma obra do compositor Alexandre Delgado inspirada na Rainha Santa Isabel, figura ligada à cidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

A estreia da obra encomendada para a celebração dos 18 anos de vida da OCC vai decorrer em Penedono (distrito de Viseu), no domingo, e na antiga igreja do Convento São Francisco, em Coimbra, no dia 20, anunciou hoje a Orquestra Clássica do Centro, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

PUBLICIDADE

publicidade

A obra, intitulada “Vida e Milagres de Dona Isabel”, é da autoria do compositor Alexandre Delgado e “é inspirada na Rainha Isabel de Aragão, figura histórica intimamente ligada à cidade de Coimbra, da qual é padroeira e vulgarmente conhecida como ‘Rainha Santa Isabel'”.

Com a estreia da obra, a OCC pretende prestar o seu contributo “para a valorização e enriquecimento cultural da cidade, mas também da região e do país”, refere a presidente da orquestra, Emília Martins, citada na nota de imprensa.

PUBLICIDADE

“Isabel de Aragão é uma figura histórica caracterizada por valores que pretenderíamos perenes e partilhados, como a sensibilidade, força de vontade, capacidade de partilha, que nos devem servir de inspiração a todos, levando-nos a falar a uma só voz, tal como uma orquestra”.

O concerto será dirigido pelo atual maestro titular da OCC, Jan Wierzba.

A OCC atuou pela primeira vez a 13 de dezembro de 2001, na altura denominada Orquestra de Câmara de Coimbra, então com 25 músicos dirigidos pelo maestro Virgílio Caseiro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com