Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Orquestra Clássica do Centro estreia obra de Rui Soares da Costa no Convento São Francisco

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 19-10-2018

A antiga igreja do Convento São Francisco acolhe sábado, 20 de outubro, pelas 21:30, o concerto de estreia da obra ‘INEZ’, de Rui Soares da Costa.

PUBLICIDADE

A interpretação é da Orquestra Clássica do Centro (OCC), do Coral de Letras da Universidade do Porto, orientada pelo maestro do coro José Luís Borges Coelho, e conta com a participação do soprano Marina Pacheco, do barítono José Corvelo, e sob direção musical de Jan Wierzba.

Rui Soares da Costa refere que “em 2009 o meu saudoso amigo Maestro Manuel Ivo Cruz, a quem postumamente a obra é dedicada, me tentou, primeiro, a escrever uma ópera, e perante a minha reticência, insistiu em que pelo menos pusesse em música aqueles acontecimentos que tanto o fascinaram usando o texto que ele apreciava. Durante quase 4 anos se prolongou, sem pressas, a gestação e criação da obra, e assim hoje apresento uma nova versão nobre, trágica, que reflete a minha visão e cultura dos acontecimentos passados, cantados por Camões”.

A segunda parte do concerto é dedicada à obra de Fauré, com direção do maestro Jan Wierzba. Nas palavras do próprio, “o requiem é uma celebração fúnebre do ritual cristão, consistindo no canto de passagens bíblicas e orações referentes à entrada dos mortos nos céus”.

“Organista e mestre de coro, Fauré conhecia profundamente o contexto religioso parisiense, e o Requiem Op. 48 é a sua proposta para a renovação da música litúrgica que se praticava em França no final do século XIX. Nesta obra apostou numa grande simplicidade de escrita, numa época em que se compunha preferencialmente para orquestras de grandes dimensões e com enorme influência estética oriunda do mundo Germânico. É sem dúvida um dos requiems mais originais, dado o contexto e época de escrita, da História da Música. Estreado em 1888, na ocasião com somente cinco andamentos, mais tarde Fauré acrescentou-lhe outros dois”, salienta Wierzba.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com