Orquestra Clássica do Centro celebra 16 anos de vida

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 12-12-2017

A Orquestra Clássica do Centro (OCC) celebra, no dia 13 de dezembro, 1 6 anos de atividade ininterrupta.

PUBLICIDADE

EMÍLIA MARTINS

O dia 13 de dezembro de 2001 assinala a primeira atuação pública desta orquestra profissional que insiste “em ter na cultura um bem de primeira necessidade”.

PUBLICIDADE

publicidade

Emília Cabral Martins, Directora da Associação Orquestra Clássica do Centro, salienta que volvidos 16 anos, a associação olha para o seu percurso com “determinação, entusiasmo e cnfiança, convictos da importância do projeto que defendemos para a região onde nos inserimos e para o país que é nosso”.

“Promover e divulgar a música erudita, criar condições para fixar fora dos grandes centros de Lisboa ou Porto os melhores profissionais que aqui escolherem morar é também um dos nossos principais objetivos, acrescenta Emília Martins.

PUBLICIDADE

Emília Martins adianta que a internacionalização da música, dos seus intérpretes é ainda uma preocupação de sempre, congratulando-nos pelas pontes culturais construídas, com os olhos repletos de esperança num futuro que acreditamos possa ser sempre melhor, sem abdicar nunca de critérios de qualidade e consistência de gestão. Naturalmente, agradecemos o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, parceira institucional da OCC desde a primeira hora”.

O 16.º ano de atividade foi marcado pela presença em Fátima aquando da  visita do Papa Francisco, dos concertos realizados na Casa da Música no Porto com o grupo Pensão Flor e no encerramento EUROSAX, do concerto com João Afonso e Rui Pato sobre os 30 anos do falecimento de Zeca Afonso sob o mote “Insisto Não Ser Tristeza”, mas ainda pelos 4 concertos com Jorge Palma que encheram os Coliseus de Lisboa e Porto, e ainda pelos concertos com a participação do Coro Lisboa Cantat, dos solistas Mário João Alves, Marina Pacheco ou Sérgio Martins entre muitos outros.

A OCC vai dar vários concertos de Natal: no Cine-Fórum de Penedono, no dia 17 de dezembro, pelas 18h00; na Igreja do Convento de S. Francisco em Coimbra, no dia 21 de dezembro, às 18h30 e em Figueiró dos Vinhos no dia 25 de dezembro, pelas 17h00, com os solistas Marina Pacheco (soprano), Sérgio Martins (tenor) e direção do Maestro Cesário Costa.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE