A Orquestra Académica da Universidade de Coimbra (OAUC) marcou presença no European Student Orchestra Festival (ESOF), no passado dia 1 de julho, em Toulouse (França), com um concerto no Auditorium Saint-Pierre des Cuisines.
No festival, que decorreu de 30 de Junho a 3 de Julho 2022, participaram 9 orquestras universitárias de toda a Europa, permitindo aos músicos a partilha de experiências características dos seus países.
Naquele que foi o seu primeiro concerto além fronteiras, a OAUC optou por apresentar repertório exclusivamente português (Joly Braga Santos, Frederico de Freitas, Francisco de Lacerda e David de Souza), algo que muito agradou os restantes participantes e público internacionais. A boa impressão causada foi além da música, estendendo-se à organização enquanto orquestra e à boa energia dos músicos.
PUBLICIDADE
No decorrer do festival, 13 músicos da OAUC tiveram oportunidade de ingressar na European Student Orchestra, um projeto que reuniu músicos de todas as orquestras, apresentando-se em concerto no último dia do festival, no Halle aux Grains, uma sala de espetáculos com capacidade
para 2200 pessoas. De salientar, ainda, a European Student Band, uma iniciativa que encheu de música as ruas de Toulouse e onde participaram, também, os músicos de Coimbra.
A OAUC nasceu em 2016, fruto de uma parceria entre a Tuna Académica da Universidade de Coimbra (TAUC) e a Reitoria da Universidade de Coimbra e é uma orquestra sinfónica amadora, dirigida a estudantes, docentes e restante comunidade académica, criando um ambiente de interpretação de música erudita para jovens com formação musical.
Este projeto foi de extrema importância para dar a conhecer Coimbra, a sua Universidade e a sua orquestra académica, divulgar o repertório português noutras comunidades musicais e potenciar colaborações futuras entre orquestras europeias.
PUBLICIDADE