Cidade

Organização não diz de onde saem 5 milhões para os Jogos Europeus Universitários em Coimbra!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 10-07-2018

A quarta edição dos Jogos Europeus Universitários, a realizar em Coimbra entre 15 e 28 de julho, quer deixar, segundo a organização, um legado à cidade, a”o nível de infraestruturas e na promoção do desporto entre os jovens”.

PUBLICIDADE

Notícias de Coimbra quis saber junto da comissão organizadora dos também desiganados EUSA Games ou EUG Coimbra quem vai pagar e quanto custa a iniciativa.

PUBLICIDADE

Recordamos que comissão organizadora destes Jogos Europeus Universitários é constituída pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), pela Associação Académica de Coimbra (AAC), pela Universidade de Coimbra (UC) e pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU).

Segundo informação disponibilizada, a realização dos Jogos Europeus Universitários em Coimbra implicaria um investimento operacional de 10 milhões de euros, cinco dos quais para a reabilitação dos equipamentos desportivos localizados no perímetro do complexo do Estádio Universitário.

PUBLICIDADE

publicidade

Questionada por Notícias de Coimbra, a Comissão Organizadora adianta que orçamento final global dos Jogos Europeus Universitários é de 5 milhões de euros. 

A Comissão Organizadora entendeu esconder o montante investido pela UC, AAC e CMC, tendo optado por responder que “em relação ao investimento de cada entidade, não estamos autorizados a divulgar”.

Notícias de Coimbra não sabe quem deu esta ordem, mas tem a certeza que estão em causa dinheiros públicos, pelo que exige mais transparência a uma entidade que vive do dinheiro dos portugueses.

UC, AAC e CMC não responderam às questões colocadas por NDC, pelo que se presume que a “ocultação do dinheiros” é concertada.

Perante esta sonegação de informação, Notícias de Coimbra irá apresentar um queixa junto da Comissão de Acesso aos Documentos Admnistrativos e da Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Fonte da academia receia que parte do orçamento esteja a ser desviado para outros fins, dando como exemplo o pagamento antecipado das rendas do Pavilhão Jorge Anjinho, mas não é possível confirmar ou desmentir este rumor, uma vez que AAC e AAC/OAF fizeram um” pacto de silêncio” para não responderem às nossas questões.

Recordamos que em 5 de abril de 2014, o Comité Executivo da Associação Europeia de Desporto Universitário, anunciava em Denizli, na Turquia, que Coimbra seria a cidade anfitriã dos Jogos Europeus Universitários 2018 (EUSA Games), em resultado de uma candidatura conjunta da Universidade de Coimbra, da Associação Académica de Coimbra, da Câmara Municipal de Coimbra e da Federação Académica de Desporto Universitário.

Estas entidades demoraram 2 anos a constituir o Comité Organizador dos EUSA Games 2018, composto pelo Secretário-Geral Mário Santos, da Universidade de Coimbra (UC), e pelos vogais Carlos Cidade, em representação da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), João Carocha, designado pela Associação Académica de Coimbra (AAC), e Ricardo Morgado, nomeado pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), desconhecendo-se se todo os elementos se encontram em funções.

Nestes 4 anos chegaram à praça pública relatos de divergências entre os organizadores e  de incumprimentos contratuais, mas ultimamente todos os protagonistas optaram por não falar sobre ests desavenças.

Foi necessário esperar pelo mês de março de 2018 para  Universidade de Coimbra, a Câmara Municipal de Coimbra, a Federação Académica do Desporto Universitário e a Associação Académica de Coimbra assinarem o contrato definitivo de atribuição da organização dos Jogos Europeus Universitários Coimbra 2018 com a EUSA.

A organização tem dito que este o maior evento multidesportivo alguma vez realizado em Portugal, contando com a participação de 4000 atletas, de 40 países  e 350 universidades, que contarão com o apoio de 1000 voluntários.

Os EUG Coimbra 2018 terão 13 modalidades (masculino e feminino) em competição, algo que nunca aconteceu noutra competição multidesportiva em Portugal: Andebol, Badminton, Basquetebol, Basquetebol 3X3, Canoagem Sprint, Futebol, Futsal, Judo, Remo, Râguebi Sevens, Ténis, Ténis de Mesa e Voleibol.

Coimbra tinha tentado organizar os EUSA Games em 2016, mas foi derrotada por Zagreb e Rijeka, na Croácia.

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, disse em maio que a realização dos Jogos Europeus Universitários em Coimbra, de 15 a 28 de julho, vão ser um ponto de inflexão para todo o desporto universitário em Portugal.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE