Primeira Página
Organização Mundial da Saúde agradece novos compromissos com distribuição global de vacinas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou hoje que países como os Estados Unidos, França, Alemanha e Reino Unido anunciaram novos compromissos com o programa COVAX para uma distribuição global de vacinas contra a covid-19.
“Há um movimento crescente a favor da equidade na distribuição das vacinas e agradeço aos líderes mundiais que estão a responder ao desafio”, declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, num comunicado, citado pela agência noticiosa espanhola EFE.
PUBLICIDADE
O presidente norte-americano, Joe Biden, deverá anunciar hoje na cimeira do G7 que os Estados Unidos vão começar a injetar 4.000 milhões de dólares (3,3 mil milhões de euros) no plano de vacinação internacional COVAX, destinado aos países desfavorecidos.
Na mesma reunião, a presidente da Comissão Europeia vai anunciar a proposta de duplicar, de 500 para 1.000 milhões de euros, a contribuição da União Europeia para o programa COVAX.
Ursula von der Leyen deverá também anunciar uma contribuição de 100 milhões de euros de ajuda humanitária a favor da campanha de vacinação no continente africano, segundo fontes diplomáticas.
No mesmo sentido, o ministro das Finanças da Alemanha, Olaf Scholz, indicou hoje que Berlim vai disponibilizar mais 1,5 mil milhões de euros para a luta mundial contra a pandemia do coronavírus, incluindo para o programa COVAX, para medicamentos e testes.
“É necessário que os países partilhem as doses, aumentem a produção e garantam um abastecimento de vacinas para que todos, em qualquer lugar, possam imunizar-se”, assinalou o diretor-geral da OMS.
Tedros Adhanom Ghebreyesus falava no mesmo dia em que se cumpre metade do prazo de 100 dias fixado pela OMS para que a vacina chegasse a todos os países do planeta.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE