Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Saúde

Organização Mundial da Saúde quer nova investigação sobre hipótese de pandemia ter origem em laboratório

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 30-03-2021

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde pediu hoje uma nova investigação sobre a hipótese de a pandemia de covid-19 ter sido causada por uma fuga de um laboratório na China, criticando a falta de acesso a dados brutos.

PUBLICIDADE

Embora os especialistas que estiveram na China, em janeiro e fevereiro, a investigar a origem do coronavírus SARS-COV-2 considerarem a hipótese como a menos provável, o facto de a terem incluído no relatório “requer uma investigação mais aprofundada, provavelmente com novas missões de cientistas especializados”, defendeu Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante o ‘briefing’ que deu aos Estados-membros sobre o relatório hoje apresentado em Genebra.

A hipótese de o vírus transmissor da covid-19 poder ter escapado de um laboratório chinês foi fortemente defendida pelos Estados Unidos, na administração de Donald Trump, com base em dados que disse ter recebido dos serviços de informação.

PUBLICIDADE

publicidade

A China negou sempre essa possibilidade.

O ex-secretário de Estado dos EUA Mike Pompeo reagiu, aliás, às conclusões do relatório afirmando que o documento “é uma farsa em linha” com a “campanha de desinformação” do Partido Comunista Chinês e da OMS.

PUBLICIDADE

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus “colaborou com o Presidente chinês, Xi Jinping, para ocultar a [forma de] transmissão para humanos num momento CRUCIAL”, afirmou o secretário de Donald Trump, numa declaração divulgada na rede social Twitter.

O relatório hoje apresentado foi elaborado por uma equipa de cientistas, a pedido da Organização Mundial de Saúde (OMS), que se deslocou à China, em janeiro, para investigar a origem da pandemia, cujo primeiro caso é habitualmente referido como tendo sido detetado na cidade de Wuhan, em dezembro de 2019.

“Este relatório é um começo muito importante, mas não é a última palavra”, sublinhou também o diretor-geral da OMS.

O responsável sublinhou que os especialistas internacionais “expressaram dificuldades de acesso a dados brutos” durante a sua estada na China, uma rara crítica pública a forma como Pequim conduziu a investigação conjunta.

“Espero que novos estudos em conjunto sejam baseados numa partilha de dados mais ampla e rápida”, acrescentou.

O líder da missão de especialistas internacionais, Peter Ben Embarek, desvalorizou o assunto, na conferência de imprensa de apresentação do relatório final, afirmando que a China, como outros países, não pode partilhar alguns dados por razões de respeito da privacidade.

A hipótese de ter sido um incidente num laboratório chinês a provocar a pandemia foi considerada “extremamente improvável” no relatório dos especialistas da OMS, responsáveis por investigar as origens da crise sanitária.

De acordo com o documento, a transmissão do vírus para humanos por um animal intermediário é a “mais provável”.

A administração Biden ainda não reagiu ao relatório.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com