Saúde

Ordem quer “uma casa para acolher médicos reformados, doentes ou sós”

Notícias de Coimbra | 23 minutos atrás em 19-05-2025

O Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, anunciou esta segunda-feira, 19 de maio, em Coimbra, a intenção de criar uma residência destinada a acolher médicos reformados, doentes ou em situação de fragilidade.

“Queremos uma casa para acolher médicos reformados, doentes ou sós. Cuidar de quem cuidou de todos nós”, afirmou Carlos Cortes, sublinhando o papel solidário da instituição.

Durante a inauguração da exposição “Saúde e Bem-Estar dos Médicos”, na Subunidade 3 da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, o Bastonário destacou ainda a importância do bem-estar dos profissionais de saúde. A mostra, promovida pelo Gabinete Nacional de Apoio ao Médico, pretende sensibilizar a comunidade estudantil – em especial os futuros médicos – para esta realidade.“Ser médico é não desistir.

PUBLICIDADE

Apesar das adversidades, sabemos sempre que é possível fazer melhor. Para tratarmos bem os nossos doentes, temos de estar bem também. E esse é o papel da Ordem dos Médicos”,

Carlos Cortes deixou ainda um alerta relativamente à atual situação do Serviço Nacional de Saúde (SNS), reforçando que “o maior valor do SNS são os seus profissionais”. No entanto, lamentou que os responsáveis políticos tenham ignorado essa realidade, o que, segundo disse, tem levado muitos médicos a abandonar o SNS ou a emigrar.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE