“Popularidade dos Franciscanos deve-se à proximidade com o povo”!

A Ordem Franciscana, com 800 anos de presença em Portugal, foi o movimento monástico de maior amplitude social em toda a história do país, considerou hoje, em Coimbra, o académico e investigador Saul António Gomes.
PUBLICIDADE
Segundo o professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a popularidade da ordem franciscana no passado e no presente deve-se, em parte, “à proximidade” com o povo.
“Deixou uma herança imensa no património espiritual e católico e no património cultural e monumental, que é artístico, literário e teológico”, disse Saul António Gomes à margem da conferência “800 anos de presença franciscana em Portugal”, inserida nas jornadas que decorrem hoje e sábado no Convento de S. Francisco, em Coimbra, sobre os “Oito séculos de presença franciscana – Memória e Vivência”.
Saul António Gomes salientou que esse património é “estrutural, porque foi construído ao longo de 800 anos de persistência e de avanços e recuos”.
As manifestações de culto a Santo António, ao Natal e ao presépio e a Cristo morto têm, de acordo com o investigador, “chama franciscana”.
“Os franciscanos transmitiam uma mensagem percetível para grandes e pequenos. É uma ordem de ação que estava no terreno, junto das pessoas, com uma intensa atividade pastoral, assistencial e missionária”, sublinhou.
Segundo o investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura da UC, o facto de se falar português em muitos países do mundo deve-se, em grande parte, à ação dos franciscanos, durante a época de expansão portuguesa.
“A expansão portuguesa no mundo foi entendida como uma missão evangélica, pois (o rei) D. Manuel estabeleceu o império ao serviço da ideia de Deus e Cristo”, disse Saul António Gomes.
A Ordem Franciscana, fundada por São Francisco de Assis em 1209 estabeleceu-se em Portugal em 1217, começando por Coimbra, Guimarães e Alenquer.
No ano 1500, revelou Saul António Gomes, existiam em Portugal 71 claustros franciscanos, dos quais 18 eram femininos, dimensão que nenhuma outra ordem religiosa conseguiu alcançar.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.