Saúde

Ordem dos Médicos do Centro quer “mais idosos com qualidade de vida”

António Alves | 7 meses atrás em 01-10-2023

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, em parceria com o consórcio Ageing@Coimbra, promoveu este domingo a Praça da Saúde e da Longevidade no Parque Verde do Mondego. O objetivo, de acordo com Manuel Teixeira Veríssimo, é chamar a atenção para a necessidade de melhorar a qualidade de vida dos séniores da região.

PUBLICIDADE

Em declarações ao Notícias de Coimbra, o responsável referiu que o Centro de Portugal tem uma grande quantidade de população com mais de 65 anos e que é necessário “investir no envelhecimento saudável”. Para chamar a atenção para esta realidade, a secção regional reuniu junto à Ponte Pedro e Inês alguns dos projetos que estão envolvidos nesta temática.

Os visitantes tiveram oportunidade de conhecer os projetos inovadores ligados à tecnologia, bem como puderam fazer uma avaliação sobre o seu estilo de vida. “A região Centro é das mais envelhecidas do país, logo a seguir ao Alentejo. Como tal, esta população tem tendência a ter mais doenças e incapacidades e a Ordem dos Médicos deve ter em conta esta situação na defesa da melhor qualidade de vida”, afirmou.

PUBLICIDADE

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Manuel Teixeira Veríssimo

 

PUBLICIDADE

publicidade

 Do lado do consórcio Ageing@Coimbra, o coordenador João Malva reconheceu a importância da realização deste evento. “É um evento que tem a matriz do nosso consórcio”, disse.

Em declarações ao Notícias de Coimbra, o responsável reconheceu que este tipo de trabalho deve começar desde “tenra idade” para que, quando se ultrapassa os 65 anos, se consiga ter uma ótima qualidade de vida. “Aquilo que vaos ser um dia mais tarde vai depender muito das escolhas que fomos tomando ao longo da vida”, frisou.

Com 10 anos de existência, este consórcio passou a integrar recentemente a rede das Cidades com Longevidade. Uma decisão que permite ao consórcio olhar para esta população com uma nova perspetiva.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com João Malva

 

A zona junta à Ponte Pedro e Inês acolheu alguns projetos ligados ao Envelhecimento Ativo bem como um espaço para a realização de um relatório sobre a avaliação do estilo de vida por parte de todos aqueles que visitaram a iniciativa.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Flávio Reis, investigador da FMUC

 

Veja o Direto Notícias de Coimbra com projeto MiOne da Universidade de Aveiro

 

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Projeto Cognivitra do IPNlas

 

Veja o Direto Notícias de Coimbra com elementos do Gabinete de Envelhecimento do SRCOM

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE