Conecte-se connosco

Saúde

Ordem dos Médicos do Centro organiza e promove “A Universidade de Coimbra – História e legado em tempo de pandemia”

Publicado

em

Amanhã, 13 de outubro, tem início o “Congresso Internacional Scientiae thesaurus mirabilis: A Universidade de Coimbra – História e legado em tempo de pandemia” que decorrerá até 15 de outubro (sábado.

Este é um evento coorganizado pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), pelo Núcleo de História da Medicina da Ordem dos Médicos (NHMOM) e, também, pelo Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS) da Universidade de Coimbra. O congresso irá receber contributos de personalidades e especialistas de Portugal, Inglaterra e Austrália, quer da área das Ciências Médicas, das Ciências Farmacêuticas, quer da História e da História da Medicina.

A sessão de abertura decorre, a 13 de outubro, pelas 9:00, e contará com as intervenções de Miguel Guimarães | Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes | Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Arnaldo Figueiredo | Representante do Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Cristina Padez| Diretora do Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra, Germano de Sousa| Presidente da Comissão Científica do congresso e ex-Bastonário da Ordem dos Médicos e Maria do Sameiro Barroso| Presidente do Núcleo de História da Medicina da Ordem dos Médicos.

Segundo a SRCOM, este congresso tem como objetivo “abrir um espaço de reflexão sobre a utilidade e as experiências e ensinamentos do passado, tendo em conta de que todas as crises sanitárias tiveram sempre grande impacto social. Assim, neste tempo de pós-pandemia, questiona-se: Como terminaram as pandemias da História? A Ordem dos Médicos não podia deixar de responder a este desafio, propondo também uma reflexão sobre a História da Universidade de Coimbra, uma das mais antigas da Europa”.

O programa inclui duas homenagens – ao Professor Doutor Gentil Martins (cirurgião pioneiro na separação de gémeos siameses) e ao Professor Doutor Renato Trincão (patrono do Museu de Anatomia Patológica) – e três sessões de apresentação de livros. Esta iniciativa científica, que contribuirá para aprofundar o conhecimento e promoção da História da Medicina Portuguesa, resultará também num livro com base nos trabalhos apresentados.

O evento, que terá lugar nos dias 13, 14 e 15 de outubro no Seminário Maior de Coimbra (R. Vandelli), terá formato híbrido e tem entrada livre. 

 

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com