Saúde

Ordem dos Médicos do Centro debate “o direito ao esquecimento”

Notícias de Coimbra | 6 meses atrás em 08-11-2023

No dia 9 de novembro (quinta-feira) realiza-se, na Ordem dos Médicos, em Coimbra, mais uma sessão dos “Serões com Ética”, prosseguindo assim a programação deste importante ciclo de debates. Esta semana, o tema em análise é “o direito ao esquecimento”.

PUBLICIDADE

Com a moderação de Bárbara Santa Rosa (assistente convidada da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e assistente com grau de consultor de Medicina Legal no Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses) e Nuno Almeida (professor auxiliar convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, assistente hospitalar graduado no Serviço de Gastrenterologia do CHUC e curso de especialização em Direito da Medicina, Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra), serão intervenientes nesta sexta sessão: Carla Barbosa (investigadora associada do Centro de Direito Biomédico e do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; especialista em privacidade e dados pessoais pelo Conselho da Europa), Manuel João Brito (oncologista pediatra, assistente graduado de pediatria, diretor de Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital Pediátrico de Coimbra).

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), através do seu Gabinete de Ética e Deontologia, desenvolve cada debate em formato híbrido – presencial, na Sala Miguel Torga; online, através da plataforma Zoom – de forma a proporcionar uma ampla participação.

PUBLICIDADE

Recorde-se que esta iniciativa que se iniciou em maio contempla sete sessões (com interrupção em agosto), sempre das 21:30 às 23:00. Em cada quinta feira por mês é desenvolvido um tema diferente, contando com a perspetiva e análise de ilustres palestrantes que irão fazer uma reflexão ética sobre várias questões clínicas, atuais e emergentes.

A última sessão que estava agendada para dia 14 de dezembro foi adiada para dia 10 de janeiro por motivos de agenda dos intervenientes. No culminar deste ciclo de debates, a “República do Direito – Associação Jurídica de Coimbra” associa-se a este importante evento organizado pela SRCOM.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE