Eventos

Ordem dos Enfermeiros premeia projectos

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 09-08-2013

O Concurso CUIDAR, criado pela Secção Regional do Centro (SRC) da Ordem dos Enfermeiros (OE) para premiar projetos desenvolvidos por profissionais de Enfermagem, recebeu este ano 34 candidaturas, dos distritos de Aveiro e Viseu.

PUBLICIDADE

Na sua primeira edição, em 2012, foram 19 os projetos a concurso, da autoria de profissionais ligados a instituições de saúde dos distritos de Castelo Branco e Guarda.

Este concurso, que em 2014 abarcará os distritos de Coimbra e Leiria, foi lançado para premiar projetos de melhoria contínua da qualidade desenvolvidos por Enfermeiros nas instituições de saúde dos seis distritos da Região Centro, abrangidos pela SRC.

PUBLICIDADE

De enfermeiros com domicílio profissional no distrito de Aveiro o CUIDAR recebeu este ano 24 projetos, e do distrito de Viseu 10.

A maioria das candidaturas reportam-se a Cuidados Diferenciados, no total de 29. Apenas cinco projetos a concurso incidem em Cuidados Primários, quatro deles desenvolvidos no distrito de Aveiro e um no de Viseu.

PUBLICIDADE

publicidade

Renato Assunção, Presidente do Júri do concurso, atribui o aumento significativo nas candidaturas à divulgação conseguida com a primeira edição, e ao estímulo que o CUIDAR já representa.

Na sua perspetiva, o concurso é mais uma motivação para os Enfermeiros iniciarem projetos pendentes. Nesse sentido, a edição de 2014 poderá representar um acréscimo ainda maior dos concorrentes.

De acordo com o ooRenato Assunção, há Enfermeiros nos distritos de Coimbra e Leiria que manifestaram estar à espera da abertura da próxima edição para submeter candidaturas a concurso.

No próximo dia 1 de Outubro o júri selecionará os 8 projetos finalistas, que serão apresentados num colóquio a realizar a 29 de Novembro. A encerrar esse colóquio serão distinguidos os três projetos vencedores com os prémios “Excelência”, “Competência” e “Inovação”, atribuindo-lhes montantes pecuniários de 1.500, 1.000 e 500 euros, respetivamente.

O concurso, de periodicidade anual, é promovido pelo Conselho de Enfermagem Regional do Centro.

Com ele pretende-se divulgar e incentivar o desenvolvimento de projetos, individuais ou coletivos, por parte dos Enfermeiros, que se destinem a obter ganhos em Saúde sensíveis aos Cuidados de Enfermagem, explica  Renato Assunção, membro do Conselho de Enfermagem Regional e Presidente da organização do concurso.

Com o CUIDAR visa-se ainda estimular e valorizar a implementação de sistemas de melhoria contínua da qualidade do exercício profissional dos Enfermeiros, bem como dar visibilidade à Enfermagem na Região Centro.

Podem candidatar-se projetos de Enfermeiros desenvolvidos nos últimos três anos, e que se enquadrem nos princípios enformadores dos Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem da OE, com base nos seguintes enunciados descritivos: a satisfação do cliente; a promoção da saúde; a prevenção das complicações; o bem-estar e o autocuidado; a readaptação funcional; e a organização dos cuidados de enfermagem

O júri que aprecia os trabalhos é composto por Enfermeiros ligados aos cuidados de saúde primários, diferenciados e continuados, bem como ao ensino superior.

Presidido por Renato Assunção, integra Ana Isabel Coelho (Enfª na Unidade de Saúde Pública, ACES Entre Douro e Vouga II), Maria Helena Rebelo (Enfª Chefe do Centro de Saúde de Viseu, ACES Dão Lafões), Aldiro Magano (Enfº Chefe do Serviço de Oncologia do CHEDV- Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga) e Carlos Dias (Professor Adjunto da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra).

O Júri procederá à divulgação dos três galardoados a 12 de Dezembro no website da Ordem dos Enfermeiros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE