Coimbra

Ordem dos Enfermeiros mostra benefícios do aleitamento materno

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 05-10-2013

A Secção Regional do Centro (SRC) da Ordem dos Enfermeiros (OE) promove entre os dias 7 e 10, em Leiria, Aveiro, Castelo Branco e Coimbra, sessões de sensibilização das mães e profissionais de saúde para os benefícios do aleitamento materno.

PUBLICIDADE

Esta jornada enquadra-se na Semana Mundial do Aleitamento Materno e nas atividades dinamizadas em todo o país pela Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica da Ordem dos Enfermeiros.

O programa de atividades na Região Centro começa dia 7 no pólo de Leiria do Centro Hospitalar Leiria- Pombal, prosseguindo no dia seguinte no pólo de Aveiro do Centro Hospitalar Baixo Vouga.

PUBLICIDADE

A 9 têm lugar na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, EPE, Unidade Amato Lusitano, terminando no dia 10 em Coimbra, na ACeS Baixo Mondego – Centro de Saúde Norton de Matos.

A escolha destas quatro unidades resultou da análise dos “vários contexto da prática”, para evidenciar as “indiscutíveis vantagens do aleitamento materno” para os bebés.

PUBLICIDADE

Atualmente os estudos mostram que também a mãe beneficia ao amamentar o seu filho. A amamentação proporciona às mães uma sensação de bem-estar e de realização, que as ajuda na proteção contra o cancro da mama e do ovário.

O leite materno é considerado como um alimento completo e equilibrado para o bebé que, para além de ser bem tolerado, contribui para a formação do seu sistema imunológico, protegendo-o de várias formas. Por outro lado o ato de amamentar promove a vinculação mãe/filho contribuindo também para o desenvolvimento psicológico da criança.

As atividades da Semana Mundial do Aleitamento Materno promovidas pela Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica da Ordem dos Enfermeiros desenrolam-se em todo o país de 7 e 13 do corrente mês, com visitas a Serviços de Obstetrícia / Internamento de Puérperas.

Entre os objetivos desta comemoração contam-se a divulgação dos benefícios do aleitamento materno e o apoio na amamentação, o ensino de estratégias de amamentação e de conservação de leite materno junto da puérpera e sua família.

Para a Ordem dos Enfermeiros, o objetivo central deste evento é a divulgação, promoção e celebração do aleitamento materno, numa homenagem às mães, pais, bebés e profissionais que acreditam e se dedicam ao aleitamento materno.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE