Região

Orçamento participativo de Mira com três projetos a concurso

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 15-06-2022

 A Câmara Municipal de Mira, no distrito de Coimbra, anunciou hoje que tem três propostas concorrentes ao Orçamento Participativo de 2022, com um montante de 50 mil euros para o projeto vencedor.

PUBLICIDADE

A fase de propostas para o Orçamento Participativo, lembrou a autarquia num comunicado, decorreu durante o mês de abril.

Na consequente análise por parte da Comissão de Acompanhamento foram validadas três propostas, que vão agora a votos de 01 a 30 de julho.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto “Saúde na Gândara”, apresentado pelo clube Domus Nostra, é uma das propostas e consiste na criação de um espaço desportivo público e de utilização gratuita, que contempla uma box de aquecimento e outra de ‘crossfit’, para além da instalação de um campo de ‘padel’, a construir em terrenos públicos adjacentes às instalações do Domus Nostra.

Segundo a informação que consta no ‘site’ do Orçamento Participativo de 2022 de Mira, o clube referiu que há “falta de espaços para que o mesmo [exercício físico] se faça com qualidade e sobretudo em segurança”, e, por outro lado, “a elevada participação de jovens nas atividades promovidas regularmente” pela associação “levam a que diariamente dezenas de familiares se desloquem” às instalações, “ficando a aguardar dentro das viaturas ou fazendo pequenas caminhadas no largo da feira”.

PUBLICIDADE

A criação de um “Parque desportivo e de lazer” é a proposta da Associação de Melhoramentos e Cultura de Carromeu para essa localidade.

“Nos períodos mais quentes, é normal ver visitantes do nosso concelho a pararem nesta zona [do polidesportivo da localidade] para fazer o seu piquenique nas mesas ali existentes. Neste sentido, torna-se importante requalificar esta zona, de modo a criar melhores condições a quem dele usufrui com regularidade ou pontualmente e, desta forma, tornar este espaço num local de interesse no nosso concelho”, lê-se na mesma publicação.

O projeto tem como objetivo o “fortalecimento dos laços familiares”, bem como o “incentivo ao exercício físico sem custos, ao ar livre e a desfrutar do espaço natural em que o parque será inserido”.

A outra proposta passa pela construção de um campo de ‘padel’ ao ar livre, na envolvente do Campo do Fojo, nas Cabeças Verdes, pela Associação Cultural e Recreativa do Seixo, de modo a alargar “a oferta desportiva gratuita oferecida aos munícipes de Mira”.

O padel é “uma modalidade relativamente nova”, e, por isso, constitui uma “nova valência no concelho” de Mira.

“Devemos criar condições para a prática de atividade física variada e de forma gratuita. A prática de desporto, para além da melhoria do bem-estar físico e de redução do risco de algumas doenças, promove também a saúde mental, diminuindo os níveis de stress e ansiedade”, argumentou a associação.

Todas as informações sobre esta iniciativa podem ser consultadas em https://orcamentoparticipativo.cm-mira.pt/.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE