Região

Orçamento Participativo de Góis com cinco projetos em análise

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 09-06-2022

A quarta edição do Orçamento Participativo de Góis, no distrito de Coimbra, com uma dotação de 50 mil euros, recolheu cinco propostas que vão ser analisadas até 31 de agosto, antes da passagem à votação pública.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Fonte da autarquia disse à agência Lusa que três candidaturas se inserem no Orçamento Participativo Geral, que tem uma dotação de 20 mil euros, e duas no Orçamento Participativo Jovem, que dispõe de 30 mil euros.

PUBLICIDADE

A instalação de um campo de padel portátil em Vila Nova do Ceira e a requalificação das bancadas e instalações sanitárias do Parque do Cerejal, na vila de Góis, são as duas propostas submetidas no âmbito do Orçamento Participativo Geral.

Já no Orçamento Participativo Jovem, as candidaturas visam dotar as praias fluviais e algumas zonas balneares do concelho de torres de chuveiros para corpo e pés, adquirir uma cisterna seminova para os Bombeiros Voluntários locais e distribuir bebedouros e colocar papeleiras com dispensador de sacos para dejetos caninos em todas as freguesias do concelho.

“O município de Góis considera fundamental a participação dos cidadãos na tomada de decisão de uma parte do orçamento municipal”, salientou o presidente da Câmara, Rui Sampaio, eleito nas autárquicas de setembro de 2021.

Para o autarca, é de “extrema importância a participação ativa dos cidadãos jovens e menos jovens nas políticas locais, na certeza de que o percurso conjunto para o crescimento do território é a aposta certa na criação de uma comunidade consciente do seu papel numa cidadania ativa”.

Num concelho com um baixo índice demográfico [3.806 habitantes, segundo os Censos 2021], Rui Sampaio disse acreditar “que a continuidade destes projetos fortalece o espírito comunitário, e que, a longo prazo, apresentam resultados que beneficiam a população, sendo, por isso, uma motivação para a apresentação de propostas”.

“O Orçamento Participativo, Geral e Jovem, enquadra-se na estratégia municipal para o caminho de um desenvolvimento sustentável, indo ao encontro das metas previstas na Agenda 2030 e no preconizado pelos Objetivos de Desenvolvimento Social a nível local, catalisadores de mudança e compromisso”, sublinhou.

Até 31 de agosto, decorre a fase de análise técnica e discussão pública das propostas, que vão depois a votação de 01 a 31 de setembro, estando previsto que os projetos vencedores sejam executados em 2023.

Nas edições anteriores, o município de Góis aprovou quatro projetos do Orçamento Participativo Geral, dos quais dois estão concluídos, e aprovou três no Orçamento Participativo Jovem, dois deles já executados, tendo investido até à data 54.845 euros.

No âmbito desta iniciativa cidadã, a autarquia executou a instalação do “’kit fitness’ ao ar livre e letras V. N. Ceira na Praia Fluvial das Canaveias e requalificou o piso do parque infantil da Junta de Freguesia de Góis, ampliou a Casa de Convívio de Santa Bárbara para criar sala de jogos, sala multifunções e instalações sanitárias e instalou um Mupi Digital para dar a conhecer o concelho.

Em execução encontra-se a Área Serviço de Autocaravanas e Parque de Pernoita, orçada em 19.980 euros.

Por executar, está a construção de uma piscina para crianças na Praia Fluvial das Canaveias, com um investimento previsto de 20 mil euros, e uma ação de promoção de Góis e das suas freguesias com a marca “Estou em Góis”, orçada em 30 mil euros.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE