Primeira Página

Orçamento para 2024 da Câmara de Penacova é de 22,5ME

Notícias de Coimbra com Lusa | 5 meses atrás em 01-12-2023

A Câmara Municipal de Penacova, distrito de Coimbra, aprovou a proposta do orçamento para 2024, de cerca de 22,5 milhões de euros, com votos contra do PS.

PUBLICIDADE

“Depois de um ano de 2023 difícil, marcado por um contexto de inflação, juros altos e instabilidade nos preços das matérias-primas, esperamos iniciar uma trajetória de maior equilíbrio económico-financeiro, apesar das cautelas que devemos continuar a ter por força da conjuntura atual”, disse, citado no comunicado, presidente da Câmara de Penacova eleito pelo Partido Social Democrata (PSD), Álvaro Coimbra.

No orçamento para 2024, aprovado na reunião de quinta-feira, constam vários projetos e investimentos financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

PUBLICIDADE

“Se tudo correr bem e não existirem atrasos, teremos em perspetiva um salto qualitativo em áreas tão sensíveis como a saúde, educação e habitação”, sublinhou.

Exemplos desses projetos é a requalificação do centro de saúde, intervenções nas três extensões de saúde do concelho, em Lorvão, Figueira de Lorvão e São Pedro de Alva, e as ações previstas no âmbito da habitação a custos acessíveis.

PUBLICIDADE

publicidade

O autarca espera ver também aprovada a candidatura à requalificação da escola EB 2,3 de Penacova e do pavilhão, num investimento de vários milhões de euros.

De acordo com a autarquia, as funções sociais representam mais de 2,5 milhões de euros, o que é “revelador da atenção dada por este executivo aos seus munícipes”.

“Os transportes representam quase um milhão de euros. É um esforço que fazemos para melhorar o serviço prestado à população. A pensar na comunidade escolar, melhorámos a oferta de refeições, incluindo os períodos de férias, para além de um conjunto de outras medidas de apoio às pessoas em situação de maior fragilidade”, sustenta.

“Vamos avançar com o projeto de um novo centro de negócios, para acolhimento de empresas e serviços, na antiga escola de Figueira de Lorvão, e, no turismo e património natural, daremos passos firmes para a valorização da Livraria do Mondego e dos Penedos da Carvoeira. São duas áreas-chave capazes de tornar o nosso território mais atrativo”, revelou Álvaro Coimbra.

O orçamento do próximo ano prevê um aumento nas transferências para as juntas e uniões de freguesias que, no total, vão passar a receber um pouco acima de um milhão de euros e um reforço no apoio financeiro aos Bombeiros Voluntários de Penacova para a constituição de uma nova Equipa de Intervenção Permanente (EIP).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE