O município da Mealhada, no distrito de Aveiro e Região de Coimbra, aprovou hoje um orçamento recorde de 33,3 milhões de euros (ME), metade do qual para investimento, com aposta nos centros de saúde, anunciou a autarquia.
Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a Câmara Municipal liderada por António Jorge Franco, eleito pelo movimento independente Mais e Melhor (MMMI), explicou que o maior orçamento de sempre representa um aumento de mais 31,7% (oito milhões) face ao que se encontra em vigor.
“Este orçamento segue a nossa estratégia, já definida há quatro anos, reafirmando claramente a continuidade das obras estruturantes que temos desenhadas para o concelho, umas já feitas, outras a decorrer ou em concurso”, frisou o presidente da Câmara, António Jorge Franco.
PUBLICIDADE
O autarca destacou que os documentos do Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2026 “estão alinhados com o trabalho desenvolvido nos últimos anos”, demonstrando ser possível “investir, fazer obra e, ao mesmo tempo, manter bons indicadores financeiros e de gestão e criar qualidade de vida para os munícipes”.
Segundo a nota, o montante de 16,7 milhões de euros para investimento “aponta as maiores verbas para obras inerentes à rede de cuidados de saúde, educação e requalificação urbana das zonas centrais da cidade e das freguesias, prevendo também um maior reforço na transferência de fundos para as juntas de freguesia”.
Os quatro centros de saúde do concelho irão absorver quase 3,9 milhões de euros – cerca de 12% do orçamento – com a unidade da sede do município a garantir 2,4 milhões de euros e a da Pampilhosa mais de 763 mil euros.
Nas restantes obras, à reparação e conservação da escola básica 2 da Mealhada são destinados 2,2 ME, cerca de 2,1 milhões para a expansão das zonas industriais da Pedrulha e de Veadores, quanto a Estratégia Local da Habitação tem uma dotação prevista de 1,5 milhões de euros.
O documento prevê ainda intervenções de requalificação nas zonas centrais da cidade da Mealhada e em várias freguesias, perto de um milhão de euros para a construção do novo Edifício Municipal e 478 mil euros para o Centro de Recolha Oficial de Animais, também em construção.
Para além de um “novo ajuste nos apoios às freguesias”, António Jorge Franco enfatizou “o reforço das políticas para com o ambiente, em especial a continuação dos investimentos no rio Cértima e nas ribeiras do concelho, assim como “o reforço da compostagem e na recolha porta-a-porta para continuar a reduzir drasticamente os resíduos que vão para aterro”, ou a aposta na tecnologia ‘led’ na iluminação pública e nos edifícios municipais, para redução da fatura energética.
O orçamento para 2026 do município da Mealhada foi aprovado por maioria, com quatro votos a favor do MMMI e a abstenção dos três vereadores eleitos pelo PS, e será agora submetido à Assembleia Municipal para apreciação, discussão e votação.
PUBLICIDADE
