Coimbra

Orçamento de Mira cresce para 17,6 milhões de euros “à boleia” do Portugal 2020

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 04-11-2019

A Câmara Municipal de Mira aprovou hoje, por maioria, o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2020, no valor de 17,6 milhões de euros, verba superior em 3,8 milhões ao último exercício.

PUBLICIDADE

Os documentos receberam o voto contra dos dois representantes do PS no executivo municipal liderado pelo social-democrata Raul Almeida.

“O orçamento tem o maior investimento público dos últimos anos e tal só é possível porque o município tem uma situação financeira estabilizada e sustentável”, refere o autarca, destacando “um enorme trabalho na aprovação de projetos financiados pelo Portugal 2020”.

PUBLICIDADE

O executivo municipal de Mira considera nos documentos que “o ano de 2020 é fundamental na execução dos projetos do Portugal 2020”, surgindo como “um ano de execução física e financeira das obras comparticipadas pelo quadro comunitário”.

A autarquia garante nas Grande Opções que o município conta com cerca de quatro milhões de euros em projetos aprovados para 2020, estando alguns já em execução e outros em fase de adjudicação.

PUBLICIDADE

Entre estes projetos destacam-se o Antigo Mercado de Mira, a reabilitação dos viveiros da Praia de Mira, do Polo 1 da Zona Industrial, Mercado da Praia de Mira, dinamização da Praia de Mira – Uma aldeia de Mar e Fundo Ambiental.

A guardar aprovação estão outras candidaturas, já submetidas ao Portugal 2020, no valor de três milhões, consideradas “muito importantes” para o Turismo e Desenvolvimento Industrial do concelho.

Entre as intervenções suportadas integralmente por fundos municipais destacam-se a empreitada de 1,3 milhões para requalificação da rede viária do concelho e a empreitada para requalificação e manutenção das pistas clicáveis.

O município tem ainda para 2020 aprovados dois projetos junto do programa comunitário PO-SEUR, um para melhoria da qualidade de água no valor de 1,4 e outro de 1,3 milhões para expansão da rede de saneamento, no âmbito da recém-criada Empresa intermunicipal – Águas do Baixo Mondego e Gândara, E.I.M, S.A..

“Este é um orçamento ambicioso que vai concretizar um conjunto importante de investimentos na melhoria do concelho, com impacto na recuperação de vias, espaços e equipamentos públicos. Estes investimentos justificam em grande parte o aumento do valor do orçamento”, destaca Raul Almeida.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE