Região

Orçamento da Câmara da Lousã em 2023 ultrapassa os 20 milhões de euros

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 15-12-2022

O orçamento da Câmara Municipal da Lousã para o ano de 2023 ultrapassa os 20 milhões de euros e coloca as pessoas e o desenvolvimento sustentável no topo das prioridades.

PUBLICIDADE

Numa nota enviada à agência Lusa, a Câmara Municipal da Lousã, no distrito de Coimbra, informou que o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2023, aprovados em Assembleia Municipal, reforçam “o caminho do investimento no capital humano e coesão social, no desenvolvimento estruturado e sustentável e no aproveitamento de fundos comunitários”.

“Apesar do ano particularmente desafiante, os documentos aprovados evidenciam o nosso compromisso com a qualidade de vida dos lousanenses e com o desenvolvimento do concelho, combinando rigor com ambição, que permita, simultaneamente, corresponder – com a maior expressão possível – às necessidades e expectativas da população e garantir o equilíbrio financeiro da autarquia”, explicou o presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes.

PUBLICIDADE

Entre as ações mais importantes, o autarca evidenciou os objetivos na área da mobilidade, nomeadamente com o desenvolvimento do MetroBus, alternativa à Estrada da Beira, com prolongamento a Serpins / Góis, Nó dos Pegos e reabilitação de vias municipais.

Assinalou também os valores transferidos para as juntas de freguesia, bem como o reforço de meios na Proteção civil.

PUBLICIDADE

publicidade

Antevendo um ano de 2023 em que se “manterá o aumento dos custos acrescidos de funcionamento, com especial expressão na energia”, e “se perspetiva a concretização da descentralização de competências na ação social e saúde”, a autarquia da Lousã mostrou-se “ciente do impacto social que o aumento de custos e a inflação irão causar na comunidade”.

Por isso, destinou mais de 7,6 milhões de euros para as funções sociais, o que representa “mais de 65% das Grandes Opções do Plano, num investimento concretizado prioritariamente na intervenção social e na habitação, mas também em áreas tão relevantes como, por exemplo, a educação, o desporto e a cultura”.

“Destaca-se, também, neste orçamento, o montante afeto às funções económicas, com mais de 18% das Grandes Opções do Plano, cerca de 2,1 milhões de euros destinados a ações e projetos diversos”.

A Câmara da Lousã pretende ainda dar continuidade ao investimento na qualificação do território, uma área “onde assume relevância especial a captação de fundos comunitários”.

A requalificação da Escola Secundária da Lousã, num investimento de cinco milhões de euros, bem como a continuação da requalificação do CineTeatro (1,5 milhões de euros) e das obras de regeneração urbana, nomeadamente na Rede Ciclável Urbana da Vila da Lousã (investimento global superior a 1,2 milhões de euros) figuram entre os grandes objetivos.

Destaque ainda para a candidatura à construção do segundo edifício do Centro de Saúde (projeto em execução) e a continuidade da requalificação da Casa da Lagartixa (Museu Carlos Reis).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE