A TEAMUS – Associação de Artes Performativas apresenta, nos dias 4 e 5 de outubro, o concerto “Ophiussa”, uma celebração da música contemporânea portuguesa que passa pelo Mosteiro de Lorvão (Penacova) e pelo Teatro Municipal da Lousã.
O programa, com cerca de 60 minutos, é centrado na mais recente obra do compositor Eugénio Rodrigues, escrita para quarteto de cordas e voz, e inspirada nas origens míticas dos povos que habitaram o território português.
A peça, com o mesmo nome do concerto, baseia-se no romance “O Livro de Ana”, de Samuel F. Pimenta, e foi composta especialmente para a jovem soprano lousanense Ana Rosa, que se apresenta em palco ao lado do reconhecido Quarteto Lopes-Graça, referência na interpretação da música contemporânea nacional.
PUBLICIDADE
Além de “Ophiussa”, o concerto inclui ainda “Mata Hari”, obra premiada internacionalmente em Washington (1994), e “For Vlada”, uma reflexão musical sobre a atual guerra na Ucrânia.
O programa é ainda enriquecido com peças de outros compositores portugueses como Fernando Lopes-Graça, Amílcar Vasques Dias, César Viana e a jovem Camila Menino.
Os concertos do programa “Ophiussa”, promovidos pela TEAMUS – Associação de Artes Performativas, realizam-se nos dias 4 e 5 de outubro, em Penacova e na Lousã, respetivamente.
O primeiro concerto acontece a 4 de outubro, pelas 19:00, no Mosteiro de Lorvão, em Penacova. O segundo tem lugar no dia seguinte, 5 de outubro, às 17:00, no Teatro Municipal da Lousã.
PUBLICIDADE