Coimbra

Operações de busca e resgate na Figueira da Foz concluídas hoje

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 29-10-2013

A operação da autoridade marítima na sequência do naufrágio da embarcação “Jesus dos Navegantes”, na sexta-feira, na Figueira da Foz, ficará hoje concluída com a remoção das redes do pesqueiro que deram à costa na praia do Cabedelo.

PUBLICIDADE

“Vamos tratar de remover as redes que estão no Cabedelo, já que se voltarem para o mar constituem certamente um perigo para a navegação”, disse aos jornalistas o comandante do porto da Figueira da Foz, Rui Amado.

As redes estão naquela praia da Figueira da Foz, na zona da rebentação, e a sua remoção deverá ocorrer durante a tarde, com a baixa-mar, cujo pico está previsto para as 17:21.

PUBLICIDADE

Hoje foram detetados os dois corpos dos pescadores que permaneciam desaparecidos – um, a três quilómetros a norte da praia do Pedrógão, Leiria (num areal conhecido como praia do Fausto) e outro na praia do Osso da Baleia (Pombal), a mais de 20 quilómetros do local do naufrágio – mas os cadáveres ainda não foram formalmente identificados por familiares, disse fonte da autoridade marítima.

“Há fortes indícios de que sejam os dois tripulantes que estavam desaparecidos”, indicou Rui Amado.

PUBLICIDADE

publicidade

Revelou que para os “fortes indícios” concorrem as características dos cadáveres encontrados nas praias (desde a idade dos pescadores desaparecidos a marcas distintas, como tatuagens) e que as autoridades estão a aguardar a identificação formal, que será feita por familiares “ou alguém próximo” dos desaparecidos.

O corpo encontrado perto do Pedrógão foi detetado por pescadores lúdicos, cerca das 07:00 de hoje, e o da praia do Osso da Baleia, pelas 08:30, por elementos da Polícia Marítima que participavam nas buscas.

Os cadáveres foram transportados para os gabinetes de medicina legal dos hospitais de Leiria e da Figueira da Foz.

A embarcação, com 15 metros de comprimento, registada na Póvoa do Varzim, naufragou na sexta-feira ao fim da tarde à saída da barra da Figueira da Foz, tendo, na altura, sido resgatados com vida cinco tripulantes.

Um dos cinco pescadores resgatados com vida morreu no sábado, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, enquanto os outros quatro tiveram alta médica na sexta-feira, depois de assistidos no hospital da Figueira da Foz.

O corpo de um dos três desaparecidos no naufrágio foi localizado e recuperado, também no sábado, pelo helicóptero da Força Aérea que operava no local das buscas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE