Conecte-se connosco

Escolas

Operação No Namoro Não Há Guerra

Publicado

em

A PSP termina hoje, sexta-feira, 13 de fevereiro, a Operação “NO NAMORO NÃO HÁ GUERRA” que iniciou no dia 11 de fevereiro.

 No namoro

Considerando que amanhã, dia 14 de fevereiro, se assinala o dia dos namorados e congregando a intervenção que faz junto da comunidade escolar,  A PSP decidiu nestes 3 dias que o antecedem, intensificar a  sua comunicação junto desta comunidade.

A PSS salienta que é absolutamente consensual entre a comunidade científica, que a exposição a fenómenos de violência doméstica em ambiente familiar, é propiciador de replicação entre os mais jovens, seja nas suas relações de namoro seja, no futuro, nas suas relações mais próximas de conjugalidade.

Por estas duas razões, a intervenção no âmbito da violência no namoro foi definida pela PSP para o ano lectivo 2014/2015, como a primeira prioridade, destacando:

1.      Participações por violência doméstica em 2014, na área da PSP, apresentou uma descida quando comparado com os valores de 2013, atingindo os números mais baixos desde que há registo;

2.      Os jovens, em ambiente escolar, são um público especialmente vulnerável e, por essa razão, objecto de especial atenção por parte das Forças de Segurança, em concreto através do Programa Escola Segura (PES);

3.      Adstritos ao PES a PSP tem 386 Agentes (317H. e 69M.), que diariamente prestam segurança a:

a.      3.286 estabelecimentos de ensino;

b.      136.656 professores e pessoal não docente; e

c.       1.111.525 alunos.

4.      No ano lectivo 2013/2014, a PSP apresenta como principais resultados da sua atividade preventiva:

a.      107.621 contactos individuais (425/dia útil);

b.      7.882 ações de sensibilização (31/dia útil);

c.       459 ações de demonstração (aproximadamente 2 /dia útil);

d.      550 visitas (2/dia útil).

5.      No ano lectivo 2013/2014, a PSP apresenta como principais resultados da sua atividade proactiva:

a.      4.590 identificações;

b.      104 detenções; e

c.       103 armas apreendidas.

6.Entre a comunidade juvenil, de 2013 para 2014, foi percecionável um aumento das situações de violência no namoro, facto corroborado pelo aumento de aproximadamente 50% das participações registadas na área de responsabilidade da PSP, sendo expectável que tal se deva à “desocultação” do fenómeno. A tabela abaixo compara alguns dos indicadores  monitorizados pela PSP desde 2010:

7. A violência no namoro praticada entre os jovens assume, tal como nos adultos, as vertentes física e psicológica mas, evidencia-se particularmente na violência social.

8. A PSP, através das Equipas do Programa Escola Segura (EPES) dos diversos Comandos de Polícia, tem vindo a desenvolver, de forma consistente, um conjunto de ações de sensibilização sobre as temáticas adjacentes ao fenómeno, como sejam o Bullying, a violência escolar e especificamente a violência no namoro. A tabela abaixo apresenta os quantitativos apurados, destacando-se no ano de 2014 um aumento de 40% das ações de sensibilização quando comparadas com o ano de 2013, sendo o ano em que ocorreram mais ações de sensibilização sobre estas temáticas desde que há registo:

9. Especificamente por ocasião do dia 14 de fevereiro de 2015, a PSP desencadeia a Operação “NO NAMORO NÃO HÁ GUERRA” no período de 110700FEV15 e 131900FEV15, orientada especificamente para a prevenção criminal da Violência no Namoro e, de forma subsidiária, para a Violência Doméstica. Para esse efeito vão ser realizadas ações de sensibilização junto das escolas de ensino básico do 3.º ciclo e secundário em todo o território nacional. Estão mobilizados todos os 386 Agentes do PES, podendo ser ainda reforçados com elementos das Equipas de Proximidade e Apoio à Vítima, que compreendem mais 489 Agentes.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com