Coimbra

Operação Mules: Polícia Judiciária detém quatro pessoas por branqueamento de capitais

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 14-07-2020

A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC), procedeu no dia de hoje à realização de sete buscas domiciliárias e não domiciliárias, bem como a quatro detenções, por suspeitas da prática do crime de branqueamento de capitais, em processo crime cuja investigação corre termos no DIAP de Santarém.

PUBLICIDADE

Os detidos, com idades compreendidas entre os 31 e 48 anos, colaboravam com uma rede criminosa internacional que se dedica à prática de burlas qualificadas, sendo responsáveis pela receção dos proventos da atividade criminosa, bem como pela mobilização e posterior envio desses fundos para outros elementos da rede criminosa, desempenhando a função de “money mules”.

PUBLICIDADE

publicidade

modus operandi utilizado consistia na colocação de anúncios falsos na internet, referentes à venda de bens ou aquisição de serviços, criando nas vitimas a convicção de estarem perante um negócio licito e levando-as a efetuar os pagamentos acordados através de transferências bancárias internacionais, para as contas bancárias que lhes eram indicadas nos contatos estabelecidos com elementos desta rede criminosa internacional.

Após os pagamentos terem sido efetuados, as vítimas constatavam que as mercadorias ou serviços pretendidos não lhes eram disponibilizados, deixando de obter qualquer resposta dos agentes do crime, apercebendo-se nessa altura que haviam sido enganadas.

PUBLICIDADE

A atividade delituosa investigada desenvolveu-se e teve repercussões em diversos países da Europa, nomeadamente Alemanha, Dinamarca, Bélgica, Suíça, Espanha, Hungria e Áustria, entre outros, tendo provocando um prejuízo patrimonial superior a 100 mil euros.

Os detidos serão presentes no dia de amanhã à Autoridade Judiciária competente para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE