Crimes

Operação ex ploit: Polícias apanham rede criminosa que atacava no ciberespaço

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 28-11-2020

 A Polícia Judiciária, em inquérito titulado e dirigido pelo Departamento Central e Investigação e Ação Penal (DCIAP) e em sintonia com a Polícia Federal Brasileira, efetuou uma operação policial internacional com o objetivo de causar disrupção em grupos organizados que operavam no ciberespaço.

PUBLICIDADE

Dessa operação resultou a identificação e detenção de 1 cidadão português com 19 anos de idade, em território nacional, enquanto em território brasileiro, foram identificados e detidos 3 indivíduos, com idades compreendidas entre os 19 e os 24 anos, que se dedicavam à prática continuada de crimes de acesso indevido, dano informático e sabotagem informática.

PUBLICIDADE

Os detidos faziam parte de diferentes redes criminosas, agora afetadas por esta operação policial, e atuavam concertada e transnacionalmente, atacando funções de Estado, infraestruturas críticas e interesses económicos diversos.

Da cooperação entre estas autoridades, foram apreendidos meios informáticos e recolhida informação pertinente.

PUBLICIDADE

publicidade

A Polícia Judiciária prossegue as investigações para deteção e identificação de outros responsáveis.

O detido português vai ser presente às autoridades judiciais para efeitos de primeiro interrogatório judicial, para efeitos de aplicação de medida de coação.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE