Saúde

Onze mortos em 24 horas: Covid-19 volta a matar em Portugal

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 44 minutos atrás em 14-08-2025

Onze pessoas morreram de Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo os últimos dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

PUBLICIDADE

publicidade

Este é o número diário de óbitos mais elevado desde 30 de julho de 2024, quando se registaram 13 mortes. O valor máximo de óbitos desde julho de 2024 tinha sido registado a 5 de agosto, altura em que também se verificou um pico de 149 novos casos.

PUBLICIDADE

Nos últimos sete dias, a média diária de novos casos situou-se em 102 infeções, evidenciando uma subida gradual desde 26 de maio, atribuída a novas linhagens da variante Ómicron, como a NB.1.8.1., LP.8.1. e XFG.

A DGS, citando o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças e a Organização Mundial da Saúde, garante que estas novas linhagens “não aparentam estar associadas a um aumento da gravidade da infeção, nem com uma redução da efetividade das vacinas contra formas graves da doença”.

Segundo as autoridades de saúde, a imunidade populacional pode estar “parcialmente diminuída” devido à baixa circulação do vírus no último inverno, o que explica, em parte, o aumento de casos nos últimos meses, pode ler-se no Correio da Manhã.

A população é aconselhada a contactar a linha SNS 24 (808 242 424) caso surjam sintomas, e a manter medidas de proteção individual, como lavar regularmente as mãos ou utilizar máscara em locais com grande concentração de pessoas.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE