Universidade

ONU envia Duarte Nuno Vieira para o Bahrein

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 04-02-2015

Por solicitação da Organização das Nações Unidas (ONU), Duarte Nuno Vieira, Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), encontra-se no Bahrein para avaliar os serviços médico-legais e forenses do país e ministrar um curso de formação sobre a investigação e documentação de tortura e de outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos e degradantes, dirigido a peritos médico-legais e a Procuradores.

PUBLICIDADE

Audiência concedida pelo Procurador-Geral do Bahrein, Prof. Ali Fadhul Al Buainain, ao Prof. Duarte Nuno Vieira a ao responsável local das Nações Unidas, Dr. Peter Grohmann.

Audiência concedida pelo Procurador-Geral do Bahrein,Ali Fadhul Al Buainain,a  Duarte Nuno Vieira e ao responsável local das Nações Unidas, Peter Grohmann.

A missão do especialista da UC enquadra-se no pedido que o Governo do Bahrein efetuou às Nações Unidas, no sentido de apoiarem a concretização de um conjunto de recomendações da Comissão Independente de Inquérito criada na sequência de violentas manifestações que ocorreram no país, em 2011.

A área de Ciências Médico-Legais e Ético-Deontológicas da Faculdade de Medicina da UC, dirigida por Duarte Nuno Vieira, tem vindo a desenvolver múltiplos projetos de formação, a nível internacional. Recentemente, iniciativas similares tiveram lugar na Líbia, Iraque, Tunísia e Palestina. Estão já previstas ações formativas e missões no âmbito dos direitos humanos, na Geórgia, Jordânia, Moçambique, Brasil, México, Irão e Reino Unido e novamente no Bahrein, Palestina e Iraque.

PUBLICIDADE

publicidade

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE