Economia

ONU alerta para “preço horrível” que o Mundo paga pelos combustíveis fósseis

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 10-09-2022

O secretário-geral das Nações Unidas alertou hoje para o “preço horrível” que os países estão a pagar pela dependência mundial dos combustíveis fósseis, dando como exemplo o Paquistão agora devastado pelas cheias.

PUBLICIDADE

“O Paquistão e outros países em desenvolvimento estão a pagar um preço horrível pela intransigência dos grandes emissores que continuam a depender dos combustíveis fósseis”, disse António Guterres num tweet antes de visitar as áreas inundadas no sul daquele país.

“De Islamabad, faço um apelo global: acabem com esta loucura. Invistam agora nas energias renováveis. Parem a guerra contra a natureza”, acrescentou.

PUBLICIDADE

Desde junho já morreram cerca de 1.400 pessoas nas cheias no Paquistão, que aumentaram de intensidade devido ao aquecimento global.

As chuvas torrenciais das monções cobriram um terço do país – uma área equivalente ao Reino Unido – destruindo casas, empresas, estradas, pontes e culturas agrícolas.

PUBLICIDADE

Guterres espera que a sua visita encoraje a comunidade internacional a fornecer apoio financeiro ao país, que estima que necessitará de, pelo menos, 10 mil milhões de dólares para reparar e reconstruir as infraestruturas danificadas ou destruídas.

A monção, que geralmente dura de junho a setembro, é essencial para irrigar plantações e repor os recursos hídricos do subcontinente indiano. Mas o Paquistão não vê uma precipitação tão sustentada há pelo menos três décadas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE