De Portugal para o Chipre, Itália e Suíça: a dinastia de atletas fundada por Sérgio Conceição segue as pisadas do pai. O ex-extremo-direito que representou Inter e Lazio, e brilhou como jogador e treinador no FC Porto, gerou quatro filhos atualmente futebolistas profissionais.
Um deles representa a Juventus, um dos crónicos candidatos à vitória na Serie A – e por isso peça-chave nos prognósticos de futebol mais aliciantes.
Como o patriarca Sérgio, uns passaram pela Académica e vestiram a camisola dos dragões. Outros levaram ao peito emblemas rivais dos portistas, tendo alinhado no Benfica e no Sp-orting.
PUBLICIDADE
Onde Jogam os Quatro Filhos de Sérgio Conceição?
Já conquistaram campeonatos, taças de Portugal e Taças da Liga. Representaram clubes históricos, do FC Porto à Juventus, passando pelo Ajax. Jogaram na Liga Europa, na Liga dos Campeões e no Euro 2024.
- Sérgio Conceição
O “Sérgio Conceição Jr.”, filho mais velho do clã, estreou-se pelo Felgueiras 1932, tendo saltado de clube em clube nas distritais e no Campeonato de Portugal. Ainda passou, sem sucesso, pela Académica.
Destacou-se no Estrela da Amadora, valendo-lhe uma oportunidade no Portimonense. Apenas 4 jogos depois, volta à melhor forma no Feirense, tendo sido o terceiro jogador com mais assistências na Liga Portugal SABSEG 2023/24.
Desfrutou entretanto da primeira experiência no estrangeiro com as cores do Anorthosis do Chipre.
- Rodrigo Conceição
Defesa-direito como o irmão mais velho e 29 vezes internacional pelas seleções jovens, Rodrigo deu que falar quando em 2020 troca o Benfica pelo Porto então comandado pelo pai. Da equipa B dos dragões seguiu, por empréstimo, para o Moreirense.
Não foi feliz: realizou 16 partidas numa equipa que desceu de divisão. Começa a época seguinte ao serviço da equipa B portista, mas logo transita para a principal, estreando-se à 6ª jornada num FC Porto-Chaves.
Após 25 partidas e uma Taça da Liga e uma Taça de Portugal conquistadas, sai a custo zero para a Suíça. Cumpre a segunda época como peça-chave no Zurich.
- Moisés Conceição
Nascido em Coimbra e extremo-direito como o pai, é, por enquanto, o Conceição com a carreira mais discreta. Ainda passou pelos sub-17 do Porto, tendo representado os sub-23 de Leixões e Rio Ave.
Só em 2022 experimentou o futebol sénior, somando 341 minutos no segundo escalão com a camisola do Leixões.
Saiu em 2024 para o Anadia da Liga 3, clube ao serviço do qual pôde finalmente jogar com regularidade.
- Francisco Conceição
O “espalha-brasas” é de longe o mais bem-sucedido dos irmãos Conceição. Francisco foi lançado pelo pai num FC Porto-Boavista em 2021, tinha o extremo apenas 19 anos. Participou em 33 partidas na época 2021/22 – tendo conquistado o campeonato e Taça de Portugal.
Contratado pelo Ajax por 5 milhões de euros, não se impôs no emblema neerlandês, acabando por regressar (por empréstimo) aos dragões. Afirmou-se como titular, venceu mais uma Taça de Portugal e ainda participou no Euro 2024, marcando um golo decisivo à Chéquia.
O Porto recompra o seu passe por 10,5 milhões de euros e empresta Francisco Conceição à Juventus, tendo contribuído com golos e assistências na sua época de estreia em Itália.
Notas Finais
O futuro do clã Conceição está assegurado. O filho mais novo, José Conceição, vem demonstrando um faro de golo ímpar nas camadas jovens.
Poucos saberão que ainda resta um elemento desta família do futebol. Bruno Conceição, sobrinho de Sérgio, tem 43 anos e treina o Penelense nas distritais de Coimbra.
PUBLICIDADE