Coimbra

Onda Laranja!

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 02-01-2014

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera alargou o período de aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, em várias regiões de Portugal continental devido a previsões de ondas altas e chuva forte.

PUBLICIDADE

Num comunicado divulgado ao meio-dia de hoje, o IPMA estendeu o período do aviso laranja, que alerta para a existência de “uma situação meteorológica de risco moderado a elevado”, em nove distritos.

A agitação marítima, com ondas de cinco a seis metros de altura, provocou um prolongamento do aviso laranja até às 12:00 de domingo nos distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro e Braga.

PUBLICIDADE

Em Coimbra, o período de aviso laranja mantém-se até às 12:00 de sexta-feira.

O IPMA também prolongou, até às 0600 de sexta-feira, os horários em que estarão ativos avisos amarelos nos distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga.

PUBLICIDADE

publicidade

O aviso amarelo é o terceiro mais grave da escala e significa que existem riscos para determinadas atividades.

Hoje de manhã, o IPMA tinha colocado a costa norte e centro do país sob aviso laranja devido à previsão de ondas de “altura significativa”, e 12 distritos do continente e as ilhas centrais e ocidentais dos Açores sob aviso amarelo.

O IPMA prevê para hoje, no continente, céu muito nublado e chuva, em especial nas regiões norte e centro, que vai aumentar de intensidade e frequência a partir da manhã e será forte no Minho e no Douro Litoral.

O vento será fraco a moderado, mas pode chegar a rajadas de 60 km/h no litoral oeste a partir da manhã, e deverá soprar forte (40 a 55 km/) com rajadas da ordem de 80 km/h nas terras altas.

Nos Açores, a previsão aponta para céu muito nublado e alguns aguaceiros, com rajadas de vento que podem chegar aos 80 quilómetros por hora.

Na Madeira o céu também estará geralmente muito nublado e com chuva fraca ou chuvisco até meio da tarde, mas o vento será fraco a moderado (30 a 40 km/h) nas zonas montanhosas.

As temperaturas deverão variar entre uma mínima de 12 graus centígrados em Lisboa e de 14º em Faro, enquanto os Açores vão oscilar entre os 11º e os 14º e na Madeira a mínima ficará nos dezasseis.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE