Saúde

OMS adverte que Europa pode somar mais meio milhão de mortos até fevereiro

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 10-11-2021

A Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu hoje que a Europa poderá somar mais meio milhão de mortos por covid-19 até ao início de fevereiro se a tendência de crescimento da pandemia continuar no continente.

PUBLICIDADE

“Segundo uma projeção muito fiável, a continuar esta trajetória, poderemos ter mais meio milhão de mortos por covid-19 na Europa e na Ásia Central antes de 01 de fevereiro do próximo ano”, disse o diretor-regional da OMS para a Europa, Hans Kluge, numa iniciativa em Barcelona, Espanha.

Hans Kluge realçou que os países da região europeia da OMS, que inclui Estados da Europa e Ásia Central, nomeadamente a Rússia e antigas repúblicas soviéticas, vão “enfrentar uma pressão elevada ou extrema” da capacidade hospitalar até fevereiro.

PUBLICIDADE

publicidade

Em dezembro de 2020, a Europa tornou-se a primeira região do mundo a registar meio milhão de mortos por covid-19.

De acordo com Kluge, a região europeia volta a estar no epicentro da pandemia, uma vez que o número de infeções acumuladas “está a aproximar-se rapidamente dos 80 milhões”, tendo na semana passada se verificado dois milhões de novos casos.

PUBLICIDADE

Na terça-feira, o médico já tinha alertado para o aumento dos contágios, hospitalizações e mortes por covid-19 na Europa, apelando à intensificação da vacinação da população, em especial dos profissionais de saúde.

A pandemia da covid-19 provocou pelo menos 5.062.911 mortes em todo o mundo, entre mais de 250,81 milhões infeções, segundo o mais recente balanço da agência noticiosa AFP.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.222 pessoas e foram contabilizados 1.100.961 casos de infeção, de acordo com dados atualizados da Direção-Geral da Saúde.

A covid-19 é uma doença respiratória causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China. A variante Delta é a mais contagiosa de todas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE