Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Oliveirinha representa Coimbra em prova interncional de Boccia

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 22-10-2015

O atleta que há mais tempo compete em provas internacionais de boccia é português, nasceu na Aveleira (Penacova) há quase 52 anos e representa a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC).

PUBLICIDADE

R4_g8-nibnJUWrPSNYIIDc6uhimc9VoIg8O02otlB1w

António Marques está a poucos dias de partir para mais uma competição, o World Open em Cali (Colômbia), no qual que será um dos atletas mais consagrados a marcar presença e um dos dez que constituirão a seleção portuguesa.

PUBLICIDADE

publicidade

O ‘Oliveirinha’, como é conhecido por todos na comunidade do boccia, ocupa atualmente o oitavo lugar do ranking da Federação Internacional de Boccia na categoria BC1, mas será o quarto mais cotado a competir em solo colombiano.

De resto, António Marques tem um currículo feito de grandes resultados, onde se destacam os títulos individuais de vice-campeão paralímpico (2008), mundial (2002), europeu (2005) e intercontinental (2015), mas tambémtítulos e medalhas por equipas em Jogos Paralímpicos e campeonatos da Europa e do Mundo, muitas vezes como capitão. Além disto, foi já por diversas vezes campeão nacional individual e coletivo. A sua primeira competição internacional foi na Bélgica, em 1986.

PUBLICIDADE

Antes da partida para a Colômbia, António Marques continua a treinar com os seus colegas da equipa da APCC, até porque é bom não perder os hábitos de treino: depois de terminado o World Open de Cali (que decorre de 28 de outubro a 3 de novembro), a seleção nacional seguirá para o Brasil, para participar num evento por convite que visa testar as condições para os próximos Jogos Paralímpicos, que serão realizados no Rio de Janeiro em 2016.

A acompanhar António Marques na Colômbia e no Brasil, e a fazer aumentar a comitiva representativa da APCC, vai estar, como é habitual, o seu atual treinador Emílio Conceição.

A APCC está fortemente ligada à história do boccia em Portugal, pois esta modalidade foi introduzida no nosso país em 1983, durante um curso organizado pela Associação. Desde 1984 que a APCC participa regularmente em competições nacionais, tendo conquistado mais de 30 títulos, em provas individuais e de equipa, e contribuído com vários atletas para as seleções nacionais.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com