Coimbra

Beirões vão promover Queijo Serra da Estrela em Lisboa

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 25-02-2017

O Município de Oliveira do Hospital foi anfitrião de uma reunião de trabalho para preparação de uma iniciativa de promoção do Queijo Serra da Estrela em Lisboa.

PUBLICIDADE

unnamed (32)

Presidida por José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, a reunião decorreu no salão nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital com a presença do presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado; do presidente do Município de Seia, Filipe Camelo; do presidente do Município de Penalva do Castelo, Francisco Carvalho; e autarcas e representantes dos Municípios de Celorico da Beira, de Gouveia, de Mangualde, de Arganil, e de Viseu; dos responsáveis das associações ANCOSE (Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela) e EstrelaCoop (Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela); e dos secretários executivos das Comunidades Intermunicipais – CIM Região de Coimbra e CIM Beiras e Serra da Estrela.

PUBLICIDADE

QUEIJO SERRA DA ESTRELA 2

O encontro teve como objetivo programar uma grande ação de promoção do Queijo Serra da Estrela em Lisboa. Para desenvolver e delinear o programa da iniciativa foi constituído um grupo de trabalho envolvendo a CIM Região de Coimbra, a CIM Beiras e Serra da Estrela e as entidades representativas do setor.

PUBLICIDADE

publicidade

A realização de uma iniciativa promocional do Queijo Serra da Estrela na capital do país é um anseio com vários anos que foi inicialmente dialogado entre os Municípios de Oliveira do Hospital e de Seia e que agora ganhou novo alcance com o alargamento ao território da Região Demarcada do Queijo Serra da Estrela e com a integração de vários parceiros.

Nesse sentido foi lançado o repto ao Turismo do Centro de Portugal que manifestou a disponibilidade para apoiar a ação através do Programa Valorizar. Neste encontro, Pedro Machado, da parte do Turismo Centro de Portugal assumiu a disponibilidade para apoiar um evento de promoção de gastronomia e vinhos em Lisboa, com grande enfoque no Queijo Serra da Estrela, uma das sete maravilhas da Gastronomia Portuguesa e uma das marcas fortes do Centro de Portugal.

Enquanto anfitrião do encontro, o presidente da autarquia oliveirense, José Carlos Alexandrino refere “este é um projeto que nos deve mobilizar a todos para afirmarmos a nossa região junto do grande mercado da capital e criarmos condições para promover e valorizar economicamente o Queijo Serra da Estrela. Um evento com esta dimensão é simultaneamente uma grande operação de marketing territorial e de criação de novos mercados para o Queijo Serra da Estrela”.

Para levar por diante esta iniciativa foi criada uma equipa de coordenação da iniciativa que vai apresentar uma proposta de programa a desenvolver em Lisboa e a candidatar a financiamento.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE