Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Oliveira do Hospital vai oferecer alimentação para as abelhas a todos os apicultores registados no concelho

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 11-10-2019

O Município de Oliveira do Hospital vai oferecer alimentação para as abelhas a todos os apicultores registados no concelho. 

PUBLICIDADE

A iniciativa visa apoiar o setor da apicultura, que ainda sofre as consequências do incêndio de 15 de Outubro de 2017, que consumiu 97 por cento da área florestal deste município.

PUBLICIDADE

publicidade

Consciente da importância das abelhas no ecossistema, o Município de Oliveira do Hospital tem estado muito atento aos problemas dos apicultores que, de certa forma, continuam a ver as suas abelhas privadas de alimento em virtude da destruição da flora pelos incêndios.

Ainda recentemente, o Metropolitano de Lisboa, em parceria com a CREATE IT e o Município de Oliveira do Hospital, doou – no Dia Mundial da Abelha, 20 de Maio – 50 colmeias e enxames com nomes das 50 estações de metro a apicultores de Oliveira do Hospital.

PUBLICIDADE

No pós incêndios, houve também outras entidades que, conjuntamente com o município oliveirense, se solidarizaram com os apicultores do concelho.

Ciente dos problemas que a vespa velutina está a causar na apicultura, o Município de Oliveira do Hospital também aprovou recentemente, através do Fundo Florestal Permanente, uma candidatura de apoio financeiro para destruição de ninhos da vespa velutina.

Sublinhe-se que o Município de Oliveira Hospital destruiu, até ao início do mês de outubro, cerca de 340 ninhos de vespa velutina, habitualmente designada como vespa asiática.

Estes dados recentes comprovam um significativo aumento de avistamentos deste tipo de ninhos, o que torna fundamental o investimento em ações de combate, diminuindo o impacto causado por esta vespa, na saúde, bem-estar, segurança das populações e atividade apícola.

Os apicultores interessados neste programa de apoio à apicultura, devem inscrever-se, até 8 de Novembro, junto das juntas de freguesia da sua área de residência ou na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (Gabinete de Apoio à Vereação).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com