O concelho de Oliveira do Hospital conta, a partir de quarta-feira, com um segundo balcão SNS 24, “um serviço inovador de saúde” que permite marcar consultas, realizar teleconsultas e renovar receitas e medicação.
O novo serviço de saúde entra em funcionamento na quarta-feira em Alvoco das Várzeas, sendo este o segundo do género a abrir no concelho, depois do Balcão SNS 24 de Penalva de Alva.
Para o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, disponibilizar este serviço à população “é uma aposta em meios digitais complementares”.
PUBLICIDADE
“Mas é assumidamente um meio transitório perante aquilo que são os compromissos feitos e os esforços que estão a ser desenvolvidos para devolver um médico a Alvoco”, acrescentou.
A nova valência vem “facilitar e promover o acesso aos serviços digitais e de telessaúde aos moradores de Alvoco das Várzeas”, que vão passar a contar com este serviço mais perto de casa, evitando deslocações a Oliveira do Hospital para solicitações como a renovação de uma receita médica.
O serviço, que resulta de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e a Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas, vai funcionar nas instalações da Junta de Freguesia, todos os dias da semana, entre as 09:00 e as 12:00.
“No Balcão SNS 24 vai ser possível à população marcar consultas médicas, pedir receituário, renovar medicação crónica, obter guias de tratamento e agendar e fazer teleconsultas”, informou esta autarquia do distrito de Coimbra.
“Avaliar e registar os sintomas provocados pela covid-19, agendar vacinação covid-19, emitir certificados covid-19, aceder a serviços de interpretação de língua gestual portuguesa” são outras das valências disponíveis, a par de pedidos de isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica, emissão e a alteração de dados do utente ou acesso à linha de Saúde24 através de chamada telefónica.
O Balcão SNS 24 é um espaço gerido por entidades externas ao Serviço Nacional de Saúde, que aderiram ao protocolo entre a Administração Regional de Saúde e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, para acesso e prestação de serviços digitais e de telesaúde à população.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE