Oliveira do Hospital recebe 1ª etapa da Volta a Portugal do Futuro

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 28-06-2017

Chegada da primeira etapa da 25ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros é em Oliveira do Hospital.

PUBLICIDADE

Enrique Rodriguez venceu em 2016

Enrique Rodriguez venceu em 2016

Oliveira do Hospital recebe na próxima quinta-feira, dia 29 de junho, por volta das 1544, na Av. Dr. Carlos Campos, a chegada da primeira etapa da 25ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros.

Com cerca de 146 quilómetros, a etapa inaugural da prova parte de Oliveira de Azeméis às 11h40 e entra no concelho de Oliveira do Hospital pela localidade de Fiais da Beira (15h20), seguindo para Ervedal da Beira (15h25), Lagares da Beira (15h35), Lajeosa (15h38) e Oliveira do Hospital, onde estará instalada a meta e será conhecido o primeiro camisola amarela “Liberty Seguros”.

PUBLICIDADE

A 25ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros, competição exclusiva para corredores do escalão Sub-23, que aspiram chegar à Elite do ciclismo, vai para a estrada entre os dias 29 de Junho e 2 de Julho. As 12 equipas em prova vão ter pela frente quatro etapas, num total de 595,8 quilómetros.

Nesta Volta, os jovens campeões vão competir em quatro classificações distintas. A vitória individual ou liderança à geral será representada pela Camisola Amarela Liberty Seguros. Quem vencer a Classificação Geral por Pontos vestirá a Camisola Preta Kia; o Rei da Montanha vai envergar a Camisola Castanha Delta Cafés e ao mais novo entre os mais jovens será entregue a Camisola Branca RTP.

PUBLICIDADE

publicidade

O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, salienta que é sempre muito prestigiante para Oliveira do Hospital voltar a receber este grande evento do ciclismo nacional, que tem sempre um impacto muito positivo ao nível da promoção do território e da dinamização da economia local.

O autarca sublinha ainda que Oliveira do Hospital é um município habituado a estar no palco dos grandes eventos e, no próximo dia 14 de Agosto, também estará na rota da 79ª Volta a Portugal Santander Totta, com vários pontos de passagem no concelho de Oliveira do Hospital naquela que é a  etapa rainha da prova.

Para Joaquim Gomes, diretor da prova, a quilometragem média diária anormalmente longa, cerca de 150 quilómetros por dia, marcará esta Volta a Portugal do Futuro que ainda terá, nas três primeiras etapas, uma forte componente montanhosa.

“A passagem na Serra de São Macário, no segundo dia, vai relevar os homens mais bem preparados e entregar o título de etapa Rainha a esta tirada.” Vencedor da primeira edição da Volta a Portugal do Futuro, em 1993, Joaquim Gomes acredita que a classificação estará em aberto até ao último dia. “A participação exclusiva de equipas com corredores que aspiram chegar à Elite do ciclismo pode proporcionar autênticas reviravoltas classificativas até à meta em Alcains. Acredito que estejam garantidas as condições para um excelente espetáculo desportivo, assim o empenho e a irreverência do jovem pelotão o permita”, conclui o diretor de prova.

A Volta a Portugal do Futuro chega este ano à 25ª edição. Ao longo de mais de duas décadas tem vindo a revelar valores que se confirmam e destacam no pelotão dos consagrados.

Até hoje a prova já conheceu vencedores como Joaquim Gomes, José Azevedo, João Cabreira, André Cardoso, Filipe Cardoso e José Mendes. Mais recentemente já triunfaram nomes que são hoje certezas do ciclismo nacional como Joni Brandão, Rafael Silva, António Carvalho e Ruben Guerreiro. Nos últimos dois anos dominaram as pedaladas latinas, o espanhol Julen Amezqueta, em 2015 e o colombiano Enrique Rodriguez no ano passado.

Cada formação Sub-23 pode participar na 25ª Volta Portugal do Futuro Liberty Seguros com um número mínimo de cinco corredores e um máximo de oito, entre os 19 e os 23 anos (feitos até 1 de janeiro de 2017). Confirmaram a presença 11 formações. Além das equipas portuguesas Miranda-Mortágua, Liberty – Carglass, Moreira Congelados, Sicasal, Jorbi – Team José Maria Nicolau e Maia, chegam de Espanha quatro conjuntos: Lizart, Cafés Baque, Fundacion Euskadi e Aldro. De França chega a Delko Marselle.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE