Primeira Página

Oliveira do Hospital realiza feira digital do queijo Serra da Estrela

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 03-03-2021

A edição deste ano da Festa do Queijo Serra da Estrela, em Oliveira do Hospital, vai decorrer em formato digital durante um mês, entre 13 de março e 13 de abril.

PUBLICIDADE

Devido à pandemia da covid-19, “o evento foi transformado numa festa digital, com o objetivo de apoiar os produtores nas vendas do afamado queijo Serra da Estrela”, informa o município em comunicado, indicando que a feira, pelo segundo ano consecutivo, será realizada pela plataforma Dott, disponível na página de internet da Câmara de Oliveira do Hospital: www.cm-oliveiradohospital.pt.

“Os produtores de vinho do Dão também vão juntar-se à festa ‘online’, vendendo, através da mesma plataforma, alguns dos melhores néctares que se produzem no concelho de Oliveira do Hospital, que integra a Região Demarcada do Dão”, acrescenta.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo a nota, apesar de “confinada à internet, a maior festa do queijo Serra da Estrela de Portugal não deixa (…) de ter uma vasta programação”, com recurso às redes sociais da autarquia e com sessões para diferentes públicos, sobre gastronomia, artesanato, usos e costumes, património histórico e arqueológico, recheadas de “aromas e sabores” de Oliveira do Hospital.

Produção ao vivo de queijo e requeijão, apresentação de “produtos endógenos de qualidade” e artesanato, realização de ‘shows cooking’, palestras, exposições e animação cultural são algumas das atividades programadas, tendo sempre presente “aquela que é uma das ‘sete maravilhas’ da gastronomia portuguesa”.

PUBLICIDADE

“Numa vertente lúdico-pedagógica para os mais novos, estará em funcionamento a Escolinha do Queijo, com a execução de várias atividades centradas no queijo Serra da Estrela e na atividade ligada à pastorícia”, destaca a Câmara de Oliveira do Hospital, presidida por José Carlos Alexandrino.

No primeiro dia da festa virtual, 13 de março, das 09:00 às 13:00, realiza-se a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional – Da Nossa Terra, com a participação de produtores de queijo com denominação de origem protegida (DOP) e outros produtos locais.

“A Festa do Queijo Serra da Estrela tem sido uma das grandes alavancas da economia local, estimando-se que tenha um impacto económico de sensivelmente 2,5 milhões de euros e um retorno mediático superior a 40 milhões de euros, de acordo com os últimos estudos de monitorização realizados”, salienta o município.

Há um ano, a Festa do Queijo, agendada para 14 e 15 de março, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo quarto ano consecutivo, foi cancelada já no contexto da pandemia, “dando lugar àquela que foi considerada a primeira feira digital do país”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE