Vamos

Oliveira do Hospital vende produtos da nossa terra

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 11-11-2022

No sábado, 12 de novembro, a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – Da Nossa Terra – tem uma edição especial com a dinamização de um showcooking. Como sempre, a mostra tem lugar no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital, entre as 8:00 e as 13:00, numa organização do Município de Oliveira do Hospital em parceria com a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital.

PUBLICIDADE

Nesta edição especial, a nossa mostra Da Nossa Terra integra a Rota dos Mercados da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e conta com a presença do chef João d’Eça Lima que pelas 11:30 irá confecionar algumas iguarias tendo por base os produtos sazonais, endógenos, repletos de sabor e autenticidade, bem a tempo de abrir o apetite e sugerir algumas dicas para o almoço. O conceituado chef propõe-se a descobrir a produção dos nossos produtores, e a misturar sabores e saberes, sendo por isso um momento a não perder nesta edição da Mostra, que se realiza entre a celebração do Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis (dia 8) e o Dia Mundial
da Diabetes (14 novembro).

Como habitualmente, no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital encontrará os nossos produtores de produtos biológicos e agrícolas em modo de produção tradicional que vão encher as bancas com os melhores produtos da época.

PUBLICIDADE

Tem sido assim ao longo dos últimos doze anos durante os quais a Mostra “Da Nossa Terra” se distinguiu por proporcionar, aos consumidores, a tradicional autenticidade, o sabor e a frescura dos produtos agrícolas da época, mantendo sempre a porta aberta para conquistar a atenção de novos produtores residentes na região que têm trazido produtos diferenciadores.

Assim, aos produtores do concelho de Oliveira do Hospital, caras já bem conhecidas dos clientes habituais do mercado “Da Nossa Terra”, juntam-se novos produtores que trazem para as bancas do mercado, produtos novos, biológicos e de carácter diferenciador.

PUBLICIDADE

publicidade

Especiarias, hortícolas, enchidos, frutos secos e fruta da época, bolos tradicionais, sabonetes biológicos, azeite, licores, plantas ou mel são alguns dos produtos que se podem encontrar na mostra “Da Nossa Terra”.

O “Da Nossa Terra” que se realiza no segundo sábado de cada mês, e ostenta o selo de “Mercado de Montanha”, conjuga a componente de valorização dos produtos locais aliada à componente comercial e de sensibilização para a preservação dos tipos de agricultura tradicional e promoção de hábitos de alimentação saudáveis.

Neste mês de novembro, a mostra Da Nossa Terra integra o programa de dinamização dos mercados e feiras da Região de Coimbra que tem como mote “Do Mercado ao Prato”. Assim, pela mão de um Chef local ou da região, cada município acolhe uma iniciativa de sensibilização do público em geral para a importância do consumo de produtos sazonais e locais, comprados diretamente nos produtores nos mercados e feiras, que serão confecionados e provados no local. O projeto pretende ainda valorizar o receituário tradicional, parte do qual já se encontra compilado na Carta Gastronómica da Região de Coimbra, bem como o consumo saudável e sustentável dos
produtos endógenos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE