Coimbra

Oliveira do Hospital promove concurso de gastronomia “Com Queijo Serra da Estrela”

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 11-02-2019

Encontra-se a decorrer o prazo para as inscrições no concurso de gastronomia “Com Queijo Serra da Estrela” que será promovido pelo Município de Oliveira do Hospital no âmbito da Festa do Queijo Serra da Estrela e outros Produtos Locais de Qualidade 2019, que se realizará nos dias 16 e 17 de março.

PUBLICIDADE

O concurso surge como uma atividade promotora do queijo Serra da Estrela, nas suas categorias “doces” e “salgados”.

PUBLICIDADE

A iniciativa, para além de dar a conhecer diferentes iguarias, doces e salgadas, confecionadas com queijo Serra da Estrela e seus derivados, procura incentivar a inovação e o empreendedorismo para a eventual criação de produtos de referência – um doce e um salgado – associados ao concelho de Oliveira do Hospital, onde serão produzidos e comercializados.

As inscrições encontram-se a decorrer até ao próximo dia 18 de fevereiro e podem ser efetuadas junto do Gabinete de Apoio à Vereação ou no site da autarquia. Posteriormente, os concorrentes terão até 1 de março para entregar a ficha técnica de ingredientes.

PUBLICIDADE

publicidade

Este concurso gastronómico é aberto a todos os residentes no concelho de Oliveira do Hospital que podem participar a nível individual ou coletivo, em ambas as categorias. Será admitido qualquer tipo de doce ou salgado desde que integre na sua confeção Queijo Serra da Estrela, Queijo de Ovelha e/ou os seus derivados sendo que está vedada a participação com receitas que já fizeram parte deste concurso em anos anteriores.

Os doces e/ou salgados têm que ser entregues até às 9H00 do dia 16 de março no recinto da Festa do Queijo Serra da Estrela. A avaliação dos pratos admitidos a concurso, marcada para esse mesmo dia às 14H00, será feita por um júri de cinco pessoas constituído para o efeito pela Confraria do Queijo Serra da Estrela, pelo Município de Oliveira do Hospital, por um produtor de Queijo e um Chef de Cozinha. Na hora da decisão, o júri terá em conta os critérios como degustação, apresentação, originalidade da receita, outro que venha a ser considerado pertinente pelo júri, e viabilidade da sua produção empresarial.

Para cada uma das categorias a concurso está reservada a atribuição de três prémios nos valores de 100, 75 e 50 euros sendo que será entregue um diploma de participação a todos os concorrentes admitidos. A divulgação dos resultados e entrega dos prémios acontecerá ao final da tarde do primeiro dia da  Festa do Queijo Serra da Estrela e outros Produtos Locais de Qualidade 2019, dia 16 de março.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE