Região

Oliveira do Hospital, Mortágua e Cantanhede reforçam laços com projeto cultural em rede

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 15-06-2021

Três municípios da Região de Coimbra vão fortalecer laços culturais através de um projeto em rede que começa no sábado, em Cantanhede.

PUBLICIDADE

Além de Cantanhede, o programa “Tradição da Serra ao Mar” envolve os concelhos de  tendo este liderado a candidatura aos fundos europeus do Centro 2020.

Financiada com cerca de 300 mil euros, a iniciativa constitui um “investimento na conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do património cultural” destes municípios.

PUBLICIDADE

Outro dos objetivos é relançar as atividades das associações, grupos e outros agentes culturais afetadas pela pandemia da covid-19, salientou hoje a vereadora da Cultura da Câmara de Oliveira do Hospital.

Graça Silva prestava declarações à agência Lusa à margem da apresentação do projeto “Tradição da Serra ao Mar”, realizada nos Paços do Concelho de Oliveira do Hospital, no interior do distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

“Vai ser um trabalho em rede muito interessante, com 30 ações que têm uma forte preocupação de evidenciar a identidade do povo, o melhor que temos das nossas raízes”, acrescentou.

Segundo uma nota da Câmara de Oliveira do Hospital, “o projeto pressupõe a realização de 30 espetáculos das mais variadas áreas, tendo a participação de grupos culturais locais e também outros artistas de renome”.

“Este é um conceito que nos orgulha imenso e que faz uma ligação perfeita daquilo que nos une com o que a candidatura tem para oferecer”, sublinhou à Lusa Graça Silva.

Este projeto, tal como outros que apostam na programação cultural em rede, com apoio da União Europeia, visa “afirmar a sustentabilidade dos territórios” abrangidos, refere a autarquia presidida por José Carlos Alexandrino, que é também presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra.

Os promotores pretendem que os espetáculos sejam descentralizados e se realizem também fora da sede de cada município envolvido, designadamente em locais onde existam imóveis classificados.

No primeiro evento, no sábado, participam nove pianistas e outros músicos que vão reconstituir os serões de verão do século XX do compositor António Fragoso, coincidindo com a segunda edição do “Concerto das Janelas Abertas” na Casa Fragoso, na Pocariça, com a música a ser tocada para a população a partir das janelas do edifício.

Além de Graça Silva, intervieram na apresentação do programa “Tradição da Serra ao Mar” os presidentes dos municípios da CIM da Região de Coimbra que integram o projeto: José Carlos Alexandrino (Oliveira do Hospital), Helena Teodósio (Cantanhede) e Júlio Norte (Mortágua).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE