Região

Oliveira do Hospital lança nova campanha no Dia Municipal para a Igualdade 

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 19-06-2021

Na próxima segunda-feira, 21 de junho, o município de Oliveira do Hospital, através da equipa “Igualdade Local: Cidadania Responsável” assinala o Dia Municipal para a Igualdade com o lançamento de uma nova campanha concelhia de sensibilização. 

PUBLICIDADE

A contagem decrescente já iniciou, e no dia 21 de junho vai ser possível aceder ao conteúdo através da leitura de um código QR que já se encontra nos expositores de publicidade urbanos (mupi), espalhados pela cidade, e que redirecionará o público para o site https://igualdadecmoh.wixsite.com/my-site onde encontrará a nova campanha de sensibilização. 

Assumindo um particular enfoque na informação e formação dos mais jovens para os problemas da violência ligada ao género e no namoro, no mesmo dia, será dinamizada o debate online “À Conversa com…” Ana Teresa Dias, investigadora do Projeto Art’Themis (UMAR – União Mulheres Alternativa e Resposta) que versará sobre o “Estudo Nacional sobre Violência no Namoro –  Que realidade?”. 

PUBLICIDADE

Perante uma plateia constituída por jovens alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e da Eptoliva, a oradora irá abordar as conclusões deste estudo e falar sobre vitimação e conceções juvenis, legitimação da violência no namoro, entre outras questões tão pertinentes entre os jovens. A sessão poderá ser acompanhada por todos, através do link https://cm-oliveiradohospital.webex.com/cm-oliveiradohospital-pt/j.php?MTID=m91b3db3f0dbc030050296de28dc67d93 a partir das 14:30 de 21 de junho ou através da transmissão em direto no facebook do projeto Igualdade Local Cidadania Responsável | Facebook  

Este ano, as iniciativas são particularmente dirigidas aos jovens e é a eles que a Conselheira Municipal para a Igualdade, a professora Teresa Serra, deixa um alerta, “não pode haver relações felizes com violência. Não existe violência feliz. A violência corrói, corrompe e destrói qualquer relação. Onde existe violência, seja ela física, verbal, psicológica ou de qualquer outro tipo, não pode instalar-se a harmonia”. 

PUBLICIDADE

publicidade

Até ao final do mês decorrem diversas iniciativas no âmbito da ação “Junho: Mês da Igualdade em Oliveira do Hospital” e que visam  colocar a igualdade entre mulheres e homens no centro da agenda pública e desafiar os cidadãos a refletir e participar de forma ativa nas políticas de desenvolvimento local para a promoção da igualdade de género como forma de combate à discriminação, como nos assinala o vice-presidente e vereador da Ação Social, José Francisco Rolo. 

A pandemia de covid-19, que atravessamos há um ano meio, modificou a forma de relacionamento entre as pessoas e nunca fez tanto sentido abordar e refletir publicamente estas questões ligadas à igualdade de género, à violência doméstica e no namoro que se agudizaram, ao apoio à vítima por exemplo; mas sobretudo trabalhar na prevenção disponibilizando informação e formação, acrescenta o responsável, refere o município em comunicado.

Encontram-se a decorrer exposições fotográficas nas Bibliotecas Municipais “A mão de obra feminina na Segunda Guerra Mundial” e “Natureza Real” de Rosa Figueiredo; animação da leitura “Maruxa” através de um Teatro Kamishibai com a Santa Casa da Misericórdia de Galizes; dramatização “Crimes Exemplares” através do projeto Biblioteca no Lar; sensibilização para a temática com a colaboração do CLDS 4G de Oliveira do Hospital junto da população sénior; Leituras na Rádio Boa Nova dedicadas a “3 Minutos de Igualdade”. Está patente a exposição multimédia da campanha contra o discurso de ódio da EAPN/Rede Europeia Anti-Pobreza intitulada “O discurso de ódio não é argumento”, na receção dos Paços do Município de Oliveira do Hospital e junto das escolas e IPSS do concelho com o objetivo de sensibilizar e colocar os intervenientes a debater e a refletir estas questões. 

A encerrar a iniciativa “Junho: Mês da Igualdade em Oliveira do Hospital”, no dia 30 de junho, será promovida uma mesa redonda, em formato virtual, dedicada ao tema “11 anos de Promoção da Igualdade em Oliveira do Hospital”. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE