Região

Oliveira do Hospital investe 400 mil euros em requalificação de zona de lazer

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 10-11-2021

O município de Oliveira do Hospital vai investir 400 mil euros na requalificação da zona de lazer do Açude da Ribeira, em Ervedal da Beira.

PUBLICIDADE

“A empreitada não provocará alterações de relevo ao nível da superfície existente, tratando-se de uma intervenção de natureza paisagística que procura a fruição de uma zona de lazer, em espaço natural, tirando partido do espelho de água e da paisagem característica da zona”, referiu a Câmara de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, em comunicado.

A obra, cujo auto de consignação com a empresa Pavisteel foi celebrado esta semana, tem um prazo de execução de 120 dias, segundo a autarquia liderada por José Francisco Rolo.

PUBLICIDADE

“A requalificação compreende essencialmente a colocação de um passadiço que serpenteará a linha de água a jusante do açude [cuja queda de água tem dez metros de altura], bem como a delineação de trilhos pedonais, um espaço de miradouro e uma zona de estacionamento”, adiantou.

A requalificação da zona de lazer do Açude da Ribeira já era “um antigo anseio do anterior presidente da município” e atual presidente da Assembleia Municipal, José Carlos Alexandrino.

PUBLICIDADE

publicidade

“Esta é uma obra com muito simbolismo para a freguesia [de Ervedal da Beira] e que vai trazer valor acrescentado ao concelho em termos turísticos”, defendeu José Carlos Alexandrino, citado na nota, na cerimónia de assinatura do auto de consignação, na segunda-feira.

José Francisco Rolo, por sua vez, disse que “este investimento contribui, igualmente, para continuar a afirmação do concelho de Oliveira de Hospital como um destino turístico de excelência, suportado numa dinâmica de conservação, proteção, promoção e ativação dos valores e recursos do seu património natural”.

O presidente da Câmara agradeceu a Sebastião Dargent Albuquerque a cedência de “terrenos envolventes para usufruto coletivo”, numa área da Rede Natura classificada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

A empreitada “Requalificação da Zona de Lazer do Açude da Ribeira” resulta de uma candidatura aos fundos comunitários do programa Centro 2020.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE