O Município de Oliveira do Hospital instalou, o segundo abrigo para gatos previsto para a cidade, no âmbito do projeto municipal de controlo e bem-estar animal.
A iniciativa integra o programa de controlo de animais errantes, que assenta na estratégia CED — Capturar, Esterilizar, Devolver.
A instalação contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, do vereador Nuno Ribeiro, responsável pelos Serviços Veterinários e Bem-Estar Animal, e do presidente da União de Freguesias de Oliveira do Hospital e São Paio de Gramaços, José Manuel Matias.
PUBLICIDADE
O projeto, pioneiro no concelho, visa criar abrigos e pontos de alimentação para colónias de gatos já intervencionadas através do programa CED, garantindo melhores condições de segurança, higiene e vigilância sanitária.
No passado mês de abril, o município inaugurou os três primeiros abrigos em Avô, Negrelos e Póvoa das Quartas. Em julho, foram colocados mais dois equipamentos em Meruge e na cidade de Oliveira do Hospital, totalizando agora seis abrigos instalados. Está ainda prevista a colocação de três novos abrigos em Aldeia das Dez, Vila Franca da Beira e Penalva de Alva.
Este projeto resulta de uma candidatura da autarquia ao Programa de Concessão de Incentivos Financeiros para o Investimento nos CROA (Aviso 1/2024/ICNF-DBEAC), tendo beneficiado de um apoio financeiro de 5.250 euros.
“Este é um investimento na saúde pública, no bem-estar animal e na convivência harmoniosa entre pessoas e animais no espaço urbano”, sublinhou o vereador Nuno Ribeiro.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE